DESTAQUE

Stargate é sucesso na programação da Fox

Por
06 de Junho de 2010
Imagem da série
Créditos: thescifiworld

O canal de televisão por assinatura Fox comemora a audiência do bloco Sci Fox, que todas as quintas-feiras apresenta as séries Stargate Atlantis, às 21h00, e a minissérie Taken, de Steven Spielberg, às 22h00. Nas duas primeiras semanas de exibição, o bloco foi líder de audiência nas classes A e B, entre o público com idade que varia de 18 a 49 anos. De acordo com a emissora, a audiência no período aumentou em 86%.

Taken já é bem conhecida do público e estreará em breve na Rede Bandeirantes. A Revista UFO, em sua edição 95, apresentou um completo artigo a respeito. Stargate Atlantis é um Spin Off [Série derivada], da série Stargate SG-1, por sua vez produzida a partir do filme Stargate de 1995. Atlantis mostra a descoberta, na Antártida, de vestígios da cidade perdida da Atlântida. Uma junta de cientistas de vários países, liderada pelos norte-americanos, descobre que os anciões, a raça que constrói o portal chamado de Stargate, deixaram a Terra há poucos milhões de anos, levando com eles a cidade perdida. A raça humana atual é a segunda evolução dessa forma de vida.

Os anciões construíram portais, ou Stargates, por toda a Galáxia. Analisando sua tecnologia, os cientistas descobrem que a mesma pode ser acionada por um gene específico, chamado de gene ancião, e que apenas algumas pessoas possuem. Outra descoberta é que os anciões fugiram da Terra em direção a uma galáxia próxima, conhecida como Pegasus, e que pode ser atingida se utilizarem o Stargate.

Uma numerosa equipe multinacional é então organizada e enviada pelo portal, encontrando a cidade perdida de Atlântida. A mesma, já no fundo do oceano de um planeta na galáxia de Pegasus, e um holograma dos anciões encontrado pela equipe traz novas informações. A imagem diz que os ancestrais da raça humana encontraram naquela galáxia uma civilização hostil, e que para proteger sua cidade e sua tecnologia, afundaram-na no oceano. Alguns entre os anciões voltaram à Terra, e relatos desses acontecimentos inspiraram o mito da Atlântida, tal como chegou a nós.

A equipe de Atlantis é liderada pelo Major John Sheppard e pela doutora Elizabeth Weir, auxiliados pelo doutor Rodney McKay, que fala sem parar em “tecnologuês” e cujo eterno mau humor é um alívio cômico para a série, além do tenente Aidan Ford. A primeira viagem da equipe dentro de Pegasus foi ao planeta Athos, onde salvaram um povo aparentado com os humanos, e de onde veio outra integrante da equipe, a alienígena Teyla Emmagan.

Atlantis tem sido sucesso absoluto tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos e uma segunda temporada já está garantida. O filme Stargate, produzido por Dean Devlin e Rolland Emmerich – os mesmos produtores de Independence Day –, em 1995, mostra a descoberta do Stargate, ou portal estelar, no Egito, quando se comprova que os deuses egípcios eram extraterrestres, e as pirâmides imitavam suas naves espaciais. A primeira equipe a viajar pelo portal era liderada pelo coronel Jack O\'Neil e pelo doutor Daniel Jackson. Depois de muitas peripécias e combates, o grupo consegue retornar à Terra, mas Jackson fica no planeta por ter se apaixonado por uma alienígena.

A série Stargate SG-1 começou em 1997. No filme O\'Neil foi interpretado pelo ator Kurt Russel, mas na série chegou a vez de Richard Dean Anderson, famoso pelo seriado MacGyver. Jackson, especialista em línguas desconhecidas, também voltou, pois sua esposa fora seqüestrada. Nos primeiros episódios, um vilão chamado Apophis tenta descobrir o que ocasionou a morte de Ra, ocorrida no filme, o que ameaça toda a Galáxia, e evidentemente a Terra. Daí, O\'Neil é chamado, e as viagens pelo Stargate recomeçam. Apophis será um dos maiores problemas da equipe ao longo dos episódios.

Da equipe também fazem parte a capitã Samantha Carter, a cientista do grupo, e o alienígena Teal\'C, antes fazendo parte das fileiras dos inimigos, os Goa\'uld, agora amigo de O\'Neil e que é de grande ajuda ao grupo, por seu conhecimento da tecnologia alienígena. Stargate SG-1 teve quatro de suas temporadas exibidas pelo canal por assinatura MGM, mas incompreensivelmente, mesmo sendo uma das séries mais adoradas pelos fãs, reconhecida como uma das melhores de hoje dentro do gênero ficção científica, o canal parou de exibi-la há anos. Nos Estados Unidos, a série está a ponto de estrear a nona temporada, empatando com outro clássico, Arquivo-X.

Uma das curiosidades é a presença, no episódio Watergate, da atriz Marina Sirtis, a conselheira Deanna Troi de Jornada nas Estrelas, a Nova Geração. No episódio, Marina interpreta a doutora Svetlana Markov, membro da primeira equipe russa a viajar pelo portal. Outra participação especial acontece no piloto de Atlantis, onde, além de O\'Neil e Jackson, surge um coronel interpretado pelo conhecido Robert Patrick, o andróide T-1000 do filme O Exterminador do Futuro II e também o agente John Dogget de Arquivo-X. Há informações de que Mitch Pillegi, o diretor assistente Skinner de Arquivo-X, pode também se juntar ao elenco de Atlantis.

Mas a excepcional notícia para os fãs é que, entusiasmada com o sucesso do spin off de Atlantis, a Fox adquiriu Stargate SG-1 e começará a exibi-la a partir desta segunda-feira (04), diariamente às 19h00. Dessa forma, os fãs poderão finalmente acompanhar as aventuras do coronel O\'Neil e sua equipe, viajando pelos portais por toda a Galáxia, em aventuras cheias de ação e contatos extraterrestres, onde não faltarão também temas relacionados aos famosos deuses-astronautas e as origens da humanidade.

Confira o site exclusivo das séries: www.scifi.com/stargate e www.stargateatlantis.com.