DESTAQUE

Stanton Friedman anuncia sua aposentadoria

Por
20 de Março de 2018
A. J. Gevaerd, editor da Revista UFO, apresenta Stanton Friedman no II UFOZ 2013
Créditos: Revista UFO

Stanton Friedman já faz parte da história da Ufologia Mundial como um de seus mais conhecidos e celebrados pesquisadores. Durante sua longa carreira realizou conferências em todos os cinquenta estados norte-americanos, além de ter se apresentado em dezesseis países, incluindo o Brasil. Aqui, trazido a convite da Revista UFO, de quem é correspondente internacional no Canadá, suas participações em eventos foram sempre concorridíssimas, ocasiões nas quais foi aplaudido de pé. Entre os inúmeros casos em que se envolveu o maior destaque, pelo qual se tornou conhecido mundialmente, se deu com sua investigação do Caso Roswell. Stan, como é carinhosamente chamado pelos amigos, redescobriu o caso ao entrevistar, em 1979, seu principal protagonista, Jesse Marcel. Depois disso, não parou mais.

Na verdade, ele começou sua carreira de ufólogo muito antes. Nascido em 29 de julho de 1934, Stanton Friedman obteve seu grau de mestrado em física nuclear em 1956. Depois trabalhou como físico nuclear em várias empresas, como General Electric, Aerojet General Nucleonics, General Motors, Westinghouse, TRW Systems e McDonnell Douglas. Esteve envolvido em programas avançados e classificados de pesquisa, como aeronaves de propulsão nuclear, foguetes a fissão e fusão nuclear, além de geradores nucleares compactos para aplicações espaciais. Já em 1967, entretanto, apresentava sua primeira conferência sobre UFOs, e desde 1970 passou a se dedicar ativamente a pesquisa científica da fenomenologia ufológica, assunto sobre o qual publicou mais de oitenta artigos, além de participar de inúmeros programas de rádio e TV, documentários e seriados.

O veterano pesquisador afirmou, na entrevista em que anunciou a aposentadoria: "Em julho irei completar 84 anos. É suficiente, estou ficando velho e cansado. Apresentei minha primeira conferência em 1967, é um longo tempo. Continuarei acompanhando os rumos da pesquisa ufológica pela internet". Stan confirmou que irá fazer sua despedida no próximo Roswell International UFO Museum Festival, o Festival Ufológico que acontece anualmente na cidade do Novo México em julho, comemorando a ocorrência que a tornou famosa. Stanton Friedman combateu incansavelmente os negadores sistemáticos, participando de debates e deixando claro que não estava interessado em UFOs, mas sim nas naves extraterrestres. Afirmava que um Watergate Cósmico estava acontecendo, e que muitos interesses escusos estavam por trás do acobertamento de informações praticado por vários governos. Friedman ainda apresentou quatro grandes regras para entender e combater os debunkers:

1- O que o público não sabe, não irei revelar. O maior estudo ufológico oficial da Força Aérea norte-americana (USAF) não é mencionado em doze livros contra os UFOs, embora todos os autores o conhecessem.

2- Não me venha com fatos, já tenho minha opinião formada.

3- Se não posso desqualificar os fatos e informações, atacarei as pessoas que os divulgam. É mais fácil.

4- Critique a pesquisa de alguém com declarações, não investigações. É muito mais fácil, e ninguém saberá a diferença mesmo.

crédito: Arquivo Revista UFO
Stanton Friedman com o consultor Renato A. Azevedo em Curitiba em 2009, no III Fórum Mundial de Ufologia
Stanton Friedman com o consultor Renato A. Azevedo em Curitiba em 2009, no III Fórum Mundial de Ufologia

O pesquisador afirma ainda que muitos fatores auxiliavam em muito os negadores sistemáticos, como ignorância quanto a informações ufológicas, medo do ridículo, ego e a incapacidade do conhecimento científico atual em entender o comportamento e a tecnologia dos UFOs. Stanton Friedman, assim, fez a história da Ufologia Mundial, sendo um exemplo de dedicação e seriedade na pesquisa. Sua presença no Brasil por várias vezes foi uma demonstração de carinho e respeito para com a Ufologia de nosso país, e ele será sempre uma inspiração para todos que se dedicam à pesquisa ufológica em todo o mundo.

Stanton Friedman anuncia sua aposentadoria em entrevista

Confira uma entrevista recente de Stanton Friedman

Stanton Friedman no Simpósio da Mufon

Stanton Friedman afirma que o desacobertamento está próximo

Documentos militares são apresentados em evento no Canadá

Nova polêmica envolvendo os documentos Majestic 12

Stanton Friedman em debate com o cético Philip Klass

Slides de Roswell: caso encerrado

Saiba mais:

Livro: Roswell: Novas Revelações

crédito: Revista UFO
Roswell: Novas Revelações
Roswell: Novas Revelações

O caso ufológico que dá origem a este livro é o mesmo que serviu de pretexto, quase sete décadas atrás, para a implantação da política governamental de acobertamento da presença alienígena na Terra. Foi imediatamente após a queda de um disco voador na cidade de Roswell, no meio do Deserto do Nevada, que as autoridades norte-americanas tomaram conhecimento de sua procedência extraterrestre e de sua elevada tecnologia. Roswell: Novas Revelações vai a fundo nesta questão e expõe todas as suas características com clareza, após décadas de pesquisas do autor e centenas de depoimentos de testemunhas civis e militares. Donald Schmitt é um dos maiores especialistas no Caso Roswell em todo o mundo. Foi diretor de investigações do Center for UFO Studies (CUFOS), fundado décadas atrás pelo pioneiro J. Allen Hynek.

DVD: UFOs: Assunto Proibido

Já está no ar a Edição 229 da Revista UFO. Aproveite!

Dezembro de 2015

Sim, eles também falham e caem

UPDATED CACHE