DESTAQUE

SpaceX e NASA confirmam lançamento para quarta-feira. Veja como assistir ao vivo.

Por
25 de Maio de 2020
Crew Dragon
Créditos: NASA

A NASA e a SpaceX estão prontas para lançar os primeiros seres humanos ao espaço desde o final do programa de ônibus espaciais. A janela de lançamento será aberta às 16h33 de quarta-feira, 27 de maio. No foguete Falcon 9, a bordo do Crew Dragon estarão os astronautas da NASA Robert Behnken e Douglas Hurley.

 A agência Espacial dos Estados Unidos (NASA) lançou um comunicado conjunto com a SpaceX sobre o histórico lançamento de 27 de maio próximo, ocasião em que os Estados Unidos voltarão a lançar foguetes tripulados a partir do solo americano, diminuindo assim a dependência da Rússia.

 Segundo a NASA, uma nova era dos voos espaciais humanos deve começar quando os astronautas americanos, mais uma vez, forem lançados em um foguete americano, em solo americano à Estação Espacial Internacional (ISS), como parte do Programa de Tripulação Comercial da NASA. 

Os astronautas Robert Behnken e Douglas Hurley voarão na espaçonave Crew Dragon da SpaceX, decolando em um foguete Falcon 9 às 17h33, horário de Brasília, em 27 de maio, no Launch Complex 39A na Flórida, para uma estadia prolongada na estação espacial na missão Demo. A duração específica da missão ainda deve ser determinada.

“Essa missão validará o sistema de transporte da tripulação da empresa, incluindo a plataforma de lançamento, foguete, nave espacial e recursos operacionais. Essa também será a primeira vez que os astronautas da NASA testarão os sistemas de espaçonaves em órbita”, diz o comunicado.

 

Os astronautas

 
Os astronautas Robert Behnken (à esquerda) and Douglas Hurley (à direita)
Crédito: SpaceX

Behnken e Hurley estavam entre os primeiros astronautas a começar a trabalhar e treinar o veículo espacial humano de próxima geração da SpaceX e foram selecionados por sua extensa experiência em piloto de teste e voo, incluindo várias missões no ônibus espacial.

Behnken será o comandante de operações conjuntas da missão, responsável por atividades como encontros, atracação e desencaixe, bem como atividades Demo-2 enquanto a espaçonave estiver atracada na estação espacial. 

Hurley será o comandante da sonda da Demo-2, responsável por atividades como lançamento, pouso e recuperação. Ele foi selecionado como astronauta em 2000 e completou dois voos espaciais. Hurley serviu como piloto e operador de robótica líder para o STS-127 em julho de 2009 e o STS-135, a missão final do ônibus espacial, em julho de 2011.

A missão Demo-2 será o grande passo final antes de o Programa de Tripulação Comercial da NASA certificar o Crew Dragon para missões operacionais e de longa duração na estação espacial. 

Essa certificação e operação regular do Crew Dragon permitirá à agência continuar as importantes investigações e pesquisas tecnológicas que ocorrem a bordo da estação, o que beneficia as pessoas na Terra e lança as bases para futuras explorações da Lua e Marte, começando com o programa Artemis, que pousará a primeira mulher e o próximo homem na superfície lunar, em 2024.

 

Como assistir ao lançamento da SpaceX


Foguete Falcon-9 Crédito: NASA

O lançamento acontecerá às 17h33 (horário de Brasília), mas a transmissão do evento começará muito antes: a Nasa TV fará uma transmissão ao vivo via YouTube a partir das 13h15 (horário de Brasília), cobrindo todos os preparativos antes do lançamento em si. Você poderá assistir na janela abaixo:

 

A SpaceX também fará uma transmissão ao vivo em seu site, que vai começar “4 horas antes do lançamento”, ou seja, por volta das 13:30. Na página da empresa também há mais informações sobre a missão, incluindo uma lista de todas as etapas antes do lançamento, durante a ascensão do foguete e até o acoplamento da cápsula à Estação Espacial Internacional.

 

Fontes: Mystery Wire e Olhar Digital

Veja, abaixo, um documentário sobre as missões da NASA:

Já está no ar a Edição 265 da Revista UFO. Aproveite!

Fevereiro de 2019

O enigma das sondas