DESTAQUE

Sons ouvidos pela tripulação da Apollo 10 na Lua têm explicação simples

Por
24 de Fevereiro de 2016
A Apollo 10 fotografada a partir do módulo lunar, quando ambas as naves se encontravam em órbita da Lua
Créditos: NASA

A série Arquivos Inexplicados da NASA apresentou nos Estados Unidos, no último final de semana, um episódio tratando de misteriosos sons que a tripulação da nave Apollo 10 teria ouvido via rádio, enquanto estava em órbita da Lua. Com uma narração tensa e música de suspense, o narrador comenta como os astronautas estavam no lado oposto da Lua, sem qualquer comunicação com a Terra, quando ouviram um som assobiado ou chiado pelo rádio. Afirma-se que houve alarme entre os astronautas e é apresentado o depoimento do astronauta Al Worden, que afirma acreditar que havia algo estranho ali.

Contudo, existe uma explicação simples para o fato, e de fato esta já é de domínio público desde os anos 70. O astronauta Michael Collins, da Apollo 11, foi alertado a respeito antes de sua missão, e publicou a informação em seu livro Carrying the Fire em 1974. Tratou-se somente de interferência entre os rádios VHF do módulo de comando e do módulo lunar da Apollo 10, e Collins ainda explica, depois de conferir as gravações, que se não tivesse sido alertado teria ficado com medo do que ouviu. Nas gravações, que podem ser conferidas nos links abaixo, Eugene Cernan, quem pilotava o módulo lunar, pergunta a John young, que comandava o módulo de comando, se estava ouvindo um som similar a um assobio. Cernan inclusive diz que parecia música e soava como algo vindo do espaço.

John Young confirmou que ouvia e ambos questionaram Tom Stafford, que acompanhava Cernan no módulo lunar, se também ouvia. Os três concordaram que era algo muito estranho e Young completa: "Temos que descobrir o que é. Ninguém irá acreditar em nós". A Apollo 10 era a última missão de teste antes do histórico pouso lunar da Apollo 11, em julho de 1969, e foi lançada em maio de 1969. Os astronautas usaram o módulo lunar para chegar a menos de 16 quilômetros da superfície da Lua, em um ensaio do que ocorreria na missão seguinte. Pode-se conferir nos arquivos de aúdio que em nenhum momento, apesar das dúvidas levantadas pelo incidente, os astronautas de fato ficaram alarmados como o programa alega.

ARQUIVOS TORNADOS PÚBLICOS

crédito: NASA
O módulo lunar da Apollo 10, fotografado a partir do módulo de comando
O módulo lunar da Apollo 10, fotografado a partir do módulo de comando

As transcrições das transmissões da Apollo 10 foram liberadas ao público em 1982 e publicadas online em 2008, conforme aparecem nos links abaixo. Os arquivos de áudio foram igualmente disponibilizados online em 2012. O fato é que tudo ocorreu conforme o previsto na missão, incluindo os astronautas ficarem uma hora sem comunicação com a Terra enquanto estavam no outro lado da Lua, e o programa não explica porque isso seria significativo no alegado mistério. Os astronautas de fato não discutiram o assunto publicamente e muitos especialistas concordam que não o fizeram por receio de mostrar não possuírem a solidez mental necessária para o complexo voo até a Lua, sendo assim dispensados das missões. E, sem surpresas, com exceção do pouco substancial depoimento de Worden, o programa não apresenta qualquer evidência minimamente sólida para uma explicação diferente daquela já amplamente divulgada pela NASA.

Confira o trecho de Arquivos Inexplicados da NASA

Leia as transcrições das transmissões da missão Apollo 10

Arquivos de áudio da Apollo 10 foram disponibilizados

Confira outro vídeo sobre a interferência e a conversa dos astronautas

Veja imagens da missão Apollo 10

Eugene Cernan esteve recentemente no Brasil, confira uma entrevista aqui e aqui

Faleceu Edgar Mitchell

Administrador da NASA afirma que existe vida extraterrestre

Completam-se 45 anos do pouso lunar da Apollo 11

Encontrado local de impacto de foguete na superfície lunar

Saiba mais:

Livro: Dossiê Cometa

DVD: Pacote NASA: 50 Anos de Exploração Espacial

crédito: Revista UFO
Pacote NASA: 50 Anos de Exploração Espacial
Pacote NASA: 50 Anos de Exploração Espacial

Veja em 50 Anos de Exploração Espacial os momentos mais emocionantes da trajetória da NASA, desde o primeiro homem em órbita até as missões do ônibus espacial. A série contém ainda detalhes do funcionamento de satélites espiões, do desenvolvimento da Estação Espacial Internacional e da implantação do telescópio Hubble. Conheça a verdadeira razão de não voltarmos mais à Lua e descubra que o destino agora é Marte, Vênus, Júpiter e mundos além do Sistema Solar, e quais são os planos da NASA para alcançá-los.

Já está no ar a Edição 212 da Revista UFO. Aproveite!

Junho de 2014

Não é somente aqui na Terra