DESTAQUE

Sonda lunar israelense envia a primeira ‘selfie’ da Terra

Por
06 de Março de 2019
Ilustração
Créditos: iStock

A primeira sonda israelense enviada à Lua, Beresheet, lançada em fevereiro, tirou sua primeira foto enquanto se encontrava em uma órbita elíptica, a uma distância de cerca de 37.600 km da superfície da Terra, e a transferiu para o centro de controle israelense.

A foto tirada pela sonda mostra uma parte do artefato espacial com a Terra ao fundo e foi transmitida a um posto de controle em Yehud, centro de Israel, informaram os principais responsáveis pela missão lunar, SpaceIL e Israel Aerospace Industries (IAI). Chamada de Bereshit, a sonda foi lançada em 22 de fevereiro da base americana em Cabo Canaveral, estado da Flórida.

A uma distância de 37.600 km do nosso planeta, a câmera da sonda Beresheet capturou uma imagem da Terra. É possível ver claramente a Austrália. Essa foto foi tirada durante um giro lento e mostra a bandeira de Israel junto com o texto em hebraico "am yisrael chai."

A selfie, feita pela câmera da Bereshit, mostra uma parte deste dispositivo com a Terra ao fundo (a Austrália é visível no quadro), bem como um tablet com inscrições em hebraico e inglês: "O povo de Israel está vivo", "Pequeno país, grandes sonhos". Os líderes do projeto dizem que esta é a foto mais distante da superfície da Terra já captada por uma câmera israelense.

A primeira nave espacial israelense foi lançada da base de Cabo Canaveral, Flórida (EUA), em direção à Lua na noite de 21 de fevereiro. Denominada de Beresheet (que significa "Gênesis", em hebraico), ela será a menor e mais barata nave espacial que já desembarcou na Lua e colocará Israel entre as três superpotências que já fizeram pousos lunares de vários tipos: EUA, Rússia e China.

Fonte: IstoÉ, Twitter

Vídeo de suposto UFO fazendo manobras incríveis agita a internet

Pesquisadora australiana garante que abduções visam à criação de híbridos

Eles estão no meio de nós? Especialistas tentam explicar onde ETs se escondem

NASA detecta estruturas enigmáticas no asteroide Ultima Thule

7 razões para você dizer que o primeiro pouso na Lua realmente aconteceu

Já está no ar a Edição 265 da Revista UFO. Aproveite!

Fevereiro de 2019

O enigma das sondas