DESTAQUE

Sonda européia passa por Marte para pegar impulso

Por
15 de Janeiro de 2007
Ilustração
Créditos: ava.fmi.

A sonda Rosetta, da Agência Espacial Européia (ESA), teve seu primeiro vislumbre do asteróide 21 Lutetia, um dos alvos de sua missão. A câmera a bordo da sonda capturou a uma imagem do satélite durante a aproximação da nave com o planeta Marte, que a Rosetta deverá alcançar em 25 de fevereiro, para tomar mais um impulso gravitacional antes de partir rumo a seu destino, o cometa 67P Churyumov-Gerasimenko.

Durante a longa viagem até o cometa, a Rosetta deverá estudar dois asteróides - 2867 Steins e 21 Lutétia - ambos localizados no cinturão de asteróides entre as órbitas de Marte e Júpiter. Assim como os cometas, asteróides contêm informações importantes sobre as origens do Sistema Solar. Levantar esse tipo de dado é uma das metas principais da Rosetta.

Os dois asteróides deverão ser visitados em setembro de 2008 e julho de 2010, respectivamente, mas os cientistas encarregados da missão já coletaram alguns dados a respeito.De acordo com o que se sabe até agora, Steins e Lutétia têm propriedades bem diferentes. Steins é relativamente pequeno, com poucos quilômetros de diâmetro. Lutétia é um objeto de porte, com cerca de 100 quilômetros de diâmetro. A passagem por Marte dará à Rosetta velocidade para uma nova passagem pela Terra, em novembro, onde a nave, que vem percorrendo o Sistema Solar como uma bola de bilhar, ganhará ainda mais energia para as próximas etapas de sua viagem.