DESTAQUE

Série The West Wing tratou do assunto dos UFOs em vários episódios

Por
26 de Junho de 2018
Elenco da série The West Wing, na qual em várias ocasiões a temática ufológica foi mencionada
Créditos: NBC

A série The West Wing foi exibida pela rede NBC entre 1999 e 2006, focada nas decisões de bastidores na Casa Branca e no Salão Oval durante a administração democrata do presidente Josiah Bartlet, interpretado por Martin Sheen. Venceu 26 prêmios Emmy e três Globo de Ouro, e foi elogiada por cientistas políticos e até mesmo ex-funcionários do governo dos Estados Unidos. E, mesmo não sendo uma produção de ficção científica, em várias ocasiões houve discussões sobre os UFOs entre os personagens.

Nesses episódios era costumeira a participação do ator Sam Lloyd, interpretando o funcionário do Comando Espacial norte-americano Bob Engler. Entusiasta dos UFOs, Engler surgiu em certa ocasião discutindo em tom alarmado com o diretor de comunicações da Casa Branca Sam Seaborn, vivido por Rob Lowe. Engler insiste que uma informação a respeito de um UFO ter sido rastreado por radar seja comunicada ao presidente, em nome da segurança nacional. Com o tom condescendente e irônico com que o assunto dos UFOs é infelizmente tratado pelos meios oficiais e pela imprensa, Seaborn nega o pedido afirmando: "Não, porque o presidente ou vai gritar comigo ou rir de mim". Mesmo assim o assunto continua a perturbar o diretor de comunicações, até que ao final do episódio Bartlet afirma a seu staff, no Salão Oval, que o Comando Aeroespacial norte-americano (Norad) havia de fato rastreado um objeto, na verdade restos de um satélite soviético.

O tema dos UFOs retornava esporadicamente, com casuais referenciais ao acobertamento governamental de informações sobre alienígenas no Novo México, ou a alarmante porcentagem de jovens do país que acreditam em UFOs. Bob Engler retornaria outras vezes, novamente em conversas insistentes com Sam Seaborn, como na ocasião em que afirmou que o governo mantinha secretamente uma nave alienígena em Fort Knox. A discussão sobre UFOs em West Wing, embora breve e recheada dos conhecidos estereótipos, foi importante por esta ser considerada uma das produções televisivas mais importantes de todos os tempos, mantendo o assunto sob foco e inspirando ainda outras produções onde aconteça uma maior abertura quanto a essa matéria. Talvez, dessa maneira inspirando também uma discussão e uma abertura a respeito do assunto em nossa própria realidade.

Vídeo antologia com todas as cenas de discussão ufológica em West Wing

Livro de Leslie Kean servirá como base para novo filme

Desviar um asteroide pode ser um problema político

Arquivos ufológicos de Barry Goldwater foram disponibilizados

Declaração final das Audiências Públicas sobre Abertura

Documentos confirmam estudo ufológico do Pentágono dentro do projeto AAWSAP

Saiba mais:

Livro: UFOs na Antártida

O lugar mais inóspito e longínquo da Terra, que impõe as mais terríveis condições para quem nele ousa se aventurar, é mais um dos pontos do planeta que não passa desapercebido das curiosas inteligências alienígenas que nos visitam há milênios. É na totalmente desabitada Antártida onde se registram casos ufológicos fantásticos e de rica variedade. UFOs na Antártida, do veterano ufólogo argentino Rubén Morales, faz um levantamento minucioso de todas as principais ocorrências ufológicas no Continente Branco, com consulta a documentos oficiais desclassificados de várias nações, entrevistas diretas com seus protagonistas e uma meticulosa análise dos dados, em uma proposta inédita e seu resultado é impressionante.

DVD: Hangar 18: Arquivos Secretos

Já está no ar a Edição 256 da Revista UFO. Aproveite!

Março de 2018

Eles estão aqui, mas por quê?

UPDATED CACHE