DESTAQUE

Segunda e terceira camadas do protetor solar do telescópio Webb foram totalmente alocadas

Por
05 de Janeiro de 2022
O James Webb está passando por um período crítico de implantação de suas funções e sistemas.
Créditos: NASA

A equipe do telescópio espacial James Webb completou o tensionamento das três primeiras camadas do protetor solar em forma de pipa do observatório, com 14m de diâmetro e 20m de comprimento.

A primeira camada - totalmente esticada em sua configuração final - foi concluída no meio da tarde de ontem. A equipe começou posicionar a segunda camada em seguida, e o processo levou 74 minutos. A terceira camada foi posicionada logo depois, levando 71 minutos. Ao todo, o procedimento de tensionamento desde as primeiras etapas da manhã até a terceira camada atingir a tensão levou pouco mais de cinco horas e meia. 

Essas três camadas são as mais próximas do Sol. O tensionamento das duas últimas camadas está planejado para hoje. "A fase de tensionamento da membrana do protetor solar é especialmente desafiadora porque há interações complexas entre as estruturas, os mecanismos de tensionamento, os cabos e as membranas", disse James Cooper, gerente do sistema de proteção solar do James Webb, baseado no Goddard Space Flight Center. 

"Essa foi a parte mais difícil de testar no solo, então é incrível ver tudo correndo tão bem. As equipes da Northrop e da NASA estão fazendo um ótimo trabalho e estamos ansiosos para tensionar as camadas restantes." Uma vez totalmente implantado, o protetor protegerá o telescópio da radiação solar.


Ainda há mais sistemas a serem alocados esta semana.
Fonte: NASA
 

Ele atingirá um máximo de aproximadamente 100 graus Celsius, enquanto mantém os instrumentos frios a um mínimo de aproximadamente –230 graus Celsius. O Telescópio Espacial James Webb é o maior, mais poderoso e mais complexo telescópio de ciência espacial já construído. 

O Webb resolverá mistérios em nosso sistema solar, olhará além, para mundos distantes ao redor de outras estrelas, e investigará as misteriosas estruturas e origens de nosso universo e nosso lugar nele. Este é um programa internacional liderado pela NASA com seus parceiros, a Agência Espacial Europeia e a Agência Espacial Canadense.

Fonte

Já está no ar a Edição 286 da Revista UFO. Aproveite!

Novembro de 2021

Os segredos ufológicos do Pentágono