DESTAQUE

Seca na Irlanda revela construção de milhares de anos em um campo

Por
16 de Julho de 2018
O geoglifo descoberto na Irlanda
Créditos: Mythical Archaeology

A seca que a Irlanda tem experimentado nos últimos meses proporcionou um achado considerado espantoso na região de Brú na Bóinne, Newgrange, próxima do Rio Boyne. O local, conhecido como Conjunto Arqueológico do Vale do Boyne, é um conjunto de construções neolíticas, que em 1993 foi declarado pela Unesco como Patrimônio Mundial, sendo considerado o maior sítio megalítico da Europa. Os arqueólogos afirmam que ali havia um centro social, econômico, religioso e funerário milênios atrás, e o conjunto é dividido em três sítios, Knowth, Newgrange e Dowth, cercados por outros 40 locais cerimoniais.

Graças ao clima, foi observado em imagens tomadas por drones em 10 de julho um desenho em um campo cultivado próximo, evidenciando o que parecem ser vestígios de uma construção redonda, ou possivelmente um geoglifo. Os responsáveis pela descoberta foram Anthony Murphy e Ken Williams, que afirmam que o desenho reteve umidade decorrente da irrigação melhor que o restante do campo, permitindo que o sinal fosse observado. Naquele ponto se observa ainda que as plantas cultivadas crescem mais depressa e mais saudáveis que as plantas afetadas pela seca.

O campo onde o círculo foi encontrado é uma propriedade privada, e quando a colheita for realizada a formação não deverá mais ser visível. O Departamento de Cultura local está discutindo a descoberta enquanto se busca maiores informações sobre o sítio arqueológico, as condições meteorológicas, e se serão realizadas escavações no local. A onda de calor e a seca são as maiores que a Irlanda e também a Grã-Bretanha experimentam desde 1976, e mesmo na Inglaterra antigos assentamentos e fazendas do tempo da Roma Antiga têm sido redescobertos graças ao clima seco. Acredita-se que os geoglifos encontrados possam ter até 5.000 anos de idade.

Outra imagem do sítio arqueológico, crédito Mythical Archaeology

Confira mais imagens do achado

Conheça mais sobre Brú na Bóinne

Cientistas propoem pesquisar indicios de civilizacoes anteriores aos humanos

Sitio arqueologico no amapa intriga a comunidade cientifica

Algumas pedras de stonehenge poderiam estar no local muito antes da chegada dos humanos

History channel confirma nova versao da serie in search of

Saiba mais:

Livro: Cataclismo

DVD: Pacote completo extraterrestres no passado III

Já está no ar a Edição 249 da Revista UFO. Aproveite!

Agosto de 2017

Um passado desconhecido

UPDATED CACHE