DESTAQUE

Sand Art, os desenhos nas areias das praias do sul do Brasil são lindos e bem terrestres

Por
03 de Julho de 2020
Sand art feita por Tony Plant
Créditos: Tony Plant

Círculos concêntricos e espirais são formas que têm profundas raízes antropológicas em nossa consciência, e que desde os primórdios foram usados por nossos ancestrais para representar o Sol e as estrelas em rochas e cavernas. Eles evocam o céu e as pessoas logo pensam em extraterrestres.

 Por várias e sérias razões, 2020 está mexendo muito com o imaginário das pessoas e a todo momento vemos alguma notícia de ocorrências naturais ser tomada com assombro, como se estivéssemos a um passo do fim do mundo.

Brincadeiras feitas em redes sociais, de uma hora para outra, passaram a ser vistas como notícias reais, e nós já tivemos todo tipo de loucura, engano, mentiras e falsificações dentro da Ufologia.

Agora, mais uma confusão se instalou por causa de algo que nem é novidade, mas que em ano de pandemia vira sensação: a sand art ou arte na areia.

 

Tudo é transitório

 
Desenhos feitos no litoral gaúcho.  Crédito: Gaúcha ZH

Os desenhos, que mostram padrões circulares, espiralados, triangulares e que aprecem muito intrincados são obra de artistas e de também de curiosos, que “brincam” de desenhar nas areias das praias do mundo todo.

Para que se tenha ideia, há até competições e premiações em alguns países para os artistas da areia e obras de arte incríveis são criadas e depois levadas embora pelo mar ou pelo vento. É justamente a transitoriedade o apelo para esse tipo de criação. Algo como as mandalas budistas que são feitas apenas para serem destruídas depois.

No começo de 2019, em Santa Catarina, Robson Buschermoehle que é gari na cidade de São Francisco do Sul começou a criar os desenhos para provocar sorrisos, pois se sentia invisível para as pessoas. A partir de então, percebeu que as imagens provocavam sorrisos e deixavam todos mais alegres e decidiu continuar a desenhar.

 
Desenho feito por Robson Buschermoehle. Crédito: Robson Buschermoehle

Pois é, nada de extraterrestres, pessoal, é arte e é feita por seres humanos criativos e filosóficos, que entendem que tudo é transitório no mundo em que vivemos. Mas não se preocupem, o dia em que algo realmente ufológico acontecer, nós seremos os primeiros a noticiar.

Acompanhe nossas redes sociais, interaja, deixe sua opinião, e fique de olho, nunca se sabe quando alguma coisa de outro mundo vai acontecer. 

 

Veja, abaixo, alguns vídeos de criações incríveis feitas por artistas da areia ao redor do mundo:

Já está no ar a Edição 276 da Revista UFO. Aproveite!

Janeiro de 2020

A Ufologia e seus demônios