DESTAQUE

Quanto tempo até a ciência provar a vida fora da Terra?

Por
30 de Outubro de 2019
Ilustração
Créditos: iStock

Quanto tempo até encontrarmos evidências de vida além da Terra?

Se um painel de especialistas estiver no caminho certo com suas estimativas, pode ser mais cedo do que você pensa. Isso de acordo com os apresentadores do Congresso Astronáutico Internacional que aconteceu nos Estados Unidos na semana passada.

Durante uma discussão na terça-feira, 22 de outubro, meia dúzia de pessoas que dedicam seu tempo a questões relacionadas à busca de vida além da Terra ofereceram seus palpites – e seus desejos fantásticos – de quando a humanidade poderia reunir evidências conclusivas para a vida extraterrestre.

A conversa ficou séria rapidamente, com a coordenadora do painel, Claire Webb, uma aluna de doutorado em história da ciência no Instituto de Tecnologia de Massachusetts. Ela cooptou a resposta de uma das figuras mais veneráveis na busca pela vida inteligente, Frank Drake, que conceituou os fatores em jogo para encontrar vida inteligente no que é conhecido como Equação de Drake.

Ela disse: "Drake pensava que seria em 2024. Acho que ele é uma autoridade muito boa, então vou concordar com isso."  Essa estimativa está no prazo curto fornecido pelos participantes do painel. Mike Garrett, diretor do Jodrell Bank Observatory no Reino Unido, disse durante o painel que "gostaria de poder dizer amanhã, mas isso seria super otimista".

Ele acha que há uma boa chance de descobrir a vida em Marte nos próximos 5 a 10, ou 15 anos. "Acho que isso realmente deve ser um objetivo, o qual nos levaria a um caminho para fazer coisas mais interessantes na área", disse ele.

Andrew Siemion, diretor do Centro de Pesquisa SETI de Berkeley, sugeriu 22 de outubro de 2036, 17 anos após o painel em questão. Lucianne Walkowicz, astrônoma do Planetário Adler em Chicago, disse que sua estimativa e para os próximos 15 anos.

Outros ofereceram uma explicação mais detalhada. Sara Seager, astrônoma do Instituto de Tecnologia de Massachusetts – MIT, focada em encontrar exoplanetas, expressou sua resposta no estado de projetos científicos pendentes que poderiam ser responsáveis pela descoberta. Esses projetos incluem uma série de telescópios espaciais, mas nenhum estará funcionando tão cedo.


Os cientistas dizem que podemos encontrar evidências de vida além da Terra nas próximas décadas. (Imagem: © SETI)
 

"Supondo que eles sejam selecionados e construídos, ainda vai demorar um pouco. Então vou dizer 20 anos", disse Seager. Mas essas são todas suposições, ainda que de pessoas instruídas, e que mostraram como alguns enfrentaram a questão.

Bill Diamond, presidente e CEO do Instituto SETI diz que gostaria de pensar que fosse durante a sua vida. "Espero que sejam mais anos do que eu penso, mas eu absolutamente penso durante a minha vida. Provavelmente no mês de março, e espero que a descoberta entre como um leão e saia como um cordeiro", confessou Diamond.

E Diamond não foi o único a atribuir uma descoberta potencial à sua própria linha do tempo pessoal. Pete Worden, moderador do painel e diretor executivo da Breakthrough Initiatives, disse para encerrar a sessão: "Gosto da ideia do meu aniversário: Então, no meu aniversário de 80 anos, daqui a 10 anos."

Fonte: Space.com

Evento abordará essa prova e sua iminente revelação

Nick Pope, Stephen Bassett e A. J. Gevaerd estão à frente do maior evento sobre Ufologia que já se planejou no país, que ocorrerá em novembro em Recife (dia 16), Porto Alegre (19), São Paulo (21) e Curitiba (23). Trata-se do UFO Summit Brazil 2019, que pretende reunir mais de 3 mil pessoas em todas estas cidades para apresentar as novas e recorrentes revelações americanas e outras, inclusive brasileiras, confirmando a existência e presença alienígena em ação na Terra.

UFO Summit Brazil 2019 
Não fique de fora do momento mais importante da Ufologia Mundial.
Faça parte desse evento!

 www.ufosummit.com.br

www.ufosummit.com.br

Para cadastramento de imprensa, clique aqui.

Já está no ar a Edição 273 da Revista UFO. Aproveite!

Outubro de 2019

Portais Dimensionais