DESTAQUE

Projeto Breakthrough Listen divulga seus primeiros resultados

Por
28 de Abril de 2017
Os primeiros resultados do Breakthrough Listen foram obtidos pelo Radiotelescópio de Green Bank
Créditos: Arquivo

Anunciado em julho de 2015, o projeto Breakthrough Listen é a mais ambiciosa e sofisticada iniciativa para procurar por sinais de rádio transmitidos por civilizações extraterrestres. Outros projetos dentro dos mesmos conceitos do SETI, a Busca por Inteligência Extraterrestre, sempre padeceram da falta de financiamento, porém desta vez o nome por trás do projeto é o bilionário russo Yuri Milner. Graças a isso o Breakthrough Listen poderá financiar o uso de três telescópios, o Radiotelescópio de Green Bank, no estado de West Virginia, o Localizador de Planetas Automático do Lick Observatory na Califórnia, e o Radiotelescópio Parkes na Austrália.

Em um evento na semana passada na Universidade Stanford na Califórnia chamado Breakthrough Discussion, ao lado de discussões envolvendo vários cientistas debatendo os vários meios para encontrar vida extraterrestre, foram divulgados os primeiros resultados da escuta. Estes foram obtidos com o telescópio de Green Bank, que examinou 692 estrelas ao longo de 400 horas. Foram rastreadas frequências entre 1,1 e 1,9 GHz, banda na qual é mais fácil distinguir entre sinais artificiais daqueles emitidos por fontes naturais, como pulsares, quasares, a Radiação Cósmica de Fundo, estrelas e mesmo planetas como Júpiter. A escuta envolveu ainda uma busca pelo desvio Doppler, no caso de a fonte de rádio estar em movimento em relação a nós. Um total de 8 petabytes de dados foram obtidos, e 11 dos sinais captados foram considerados de elevada significância.

Análises iniciais mais acuradas desses 11 eventos, entretanto, apontam que a explicação para mais provável para eles seja de origem natural, ou interferência de sinais produzidos pela tecnologia terrestre, provavelmente por satélites. Todas essas estrelas estão dentro de um raio de 160 ano-luz de distância, e os resultados parecem demonstrar que em nenhuma delas existe tecnologia como a de nossos satélites GPS e telefones, que emitem frequências entre 1 e 2 GHz. Apesar disso, são resultados importantes mesmo que somente iniciais, e o Breakthrough Listen é, de longe, a mais ambiciosa e sofisticada busca por sinais de rádio extraterrestres já empreendida. Além do financiamento garantido por dez anos, a fim de explorar as 100 galáxias e o 1.000.000 de estrelas mais próximas de nós, sua busca não se restringe somente a estrelas semelhantes ao Sol, como disse Andrew Siemion, diretor do Centro de Pesquisa SETI de Berkeley: "Neste programa queremos procurar nos mais diversos tipos de estrelas, mantendo nossas mentes abertas para qualquer possibilidade de que a vida surja nesses sóis". O Breakthrough Listen pretende liberar novos dados de sua pesquisa a cada seis meses.

Visite o site do Breakthrough Listen

Confira um vídeo do Breakthrough Discuss

Mais um vídeo da conferência

Stephen Hawking participa de projeto para encontrar alienígenas

Stephen Hawking lança Projeto Starshot para viagens interestelares

Misteriosas emissões de rádio podem ser de alienígenas impulsionando naves estelares

Cientistas ainda debatem o mistério da estrela KIC 8462852

Estrelas podem ter civilizações alienígenas nos contatando

Saiba mais:

Livro: Guia da Tipologia Extraterrestre

crédito: Revista UFO
Guia da Tipologia Extraterrestre
Guia da Tipologia Extraterrestre

Há séculos a espécie humana assiste à chegada de estranhos seres geralmente bípedes e semelhantes a nós, que descem de curiosos veículos voadores sem rodas, asas ou qualquer indício de forma de navegação. Quase sempre estas criaturas têm formato humanoide e não raro se parecem com uma pessoa comum, mas com um problema: elas não são daqui, não são da Terra. O que pouca gente sabe é que existem dezenas de tipos deles vindo até nós, alguns com o curioso aspecto de robôs, outros se assemelhando a animais e há até os que se parecem muito com entidades do nosso folclore. O Guia da Tipologia Extraterrestre faz uma ampla catalogação de todos os tipos de entidades já relatadas, classificando-as conforme sua aparência e características físicas diante de suas testemunhas, resultando num esforço inédito para se entender quem são nossos visitantes.

DVD: Buscando Vida Fora da Terra

Já está no ar a Edição 245 da Revista UFO. Aproveite!

Abril de 2017

Múltiplos formatos e origens