DESTAQUE

Primeira mulher astronauta sonha em ir a Marte

Por
08 de Março de 2007
publicada nesta terça-feira, Tereshkova revelou outro sonho. \'Se eu tivesse dinheiro, gostaria de ir a Marte\'
Créditos: Divulgação

A primeira astronauta feminina do mundo, a russa Valentina Tereshkova, 70 anos, diz que ainda sonha em ir a Marte - mesmo que seja só de ida. Em junho de 1963, aos 25 anos, Tereshkova passou 71 horas em órbita a bordo da espaçonave soviética Vostok, ganhando um espaço nos livros de história e marcando pontos na corrida espacial da União Soviética contra os Estados Unidos.

Sua fotografia sorrindo no espaço tornou-se um ícone. Em uma entrevista ao jornal Komsomoskaya Pravda, publicada nesta terça-feira, Tereshkova revelou outro sonho. "Se eu tivesse dinheiro, gostaria de ir a Marte", disse ela. "Este foi o sonho de grandes cosmonautas. Eu gostaria de poder realizá-lo. Estou pronta para voar sem precisar voltar".

O presidente russo Vladimir Putin, que convidou Tereshkova para participar de seu aniversário, nesta terça-feira, na residência presidencial em Moscou, disse que o vôo da astronauta continua sendo uma inspiração para a Rússia atual. "Seu vôo foi e continuará sendo uma questão de orgulho para o povo soviético, para o povo russo", disse ele a Tereshkova. "Quero que você saiba que servirei o país até o fim", disse ela a Putin.