NOTÍCIA

Poeira espacial poderia espalhar a vida por outros planetas

Por Equipe UFO | 25 de Novembro de 2017

Os cientistas estão descobrindo que há vários meios de a vida se espalhar pelo espaço
Créditos: NASA/Apod

Poeira espacial poderia espalhar a vida por outros planetas

Sabe-se que impactos de asteroides ou cometas podem fazer com que planetas troquem material ao longo de milhões de anos. Há muitas rochas lunares e marcianas encontradas na Terra, fruto de colisões no passado, e a mais famosa delas é o meteorito ALH 84001, que pode conter vestígios de vida passada em Marte. Em artigo que será publicado na Astrobiology, uma equipe da Escola de Física e Astronomia da Universidade de Edimburgo, na Escócia, afirma que poeira espacial, viajando através de sistemas solares em autênticas correntes, pode tirar seres unicelulares das altas camadas da atmosfera de um planeta, transportando-os através do espaço.

O líder do estudo, Arjun Bebera, disse: "A proposição de que poeira espacial pode impulsionar organismos por enormes distâncias levanta incríveis possibilidades sobre como a vida e as atmosferas planetárias se originaram. Correntes de poeira espacial de alta velocidade podem ser encontradas através de sistemas planetários e podem ser um fator na proliferação da vida". Essa teoria de que a vida pode migrar de um planeta para outro tem o nome de panspermia e ganhou maior interesse diante da descoberta de que organismos como bactérias, outros seres unicelulares e mesmo alguns mais complexos, como tardígrados, podem sobreviver a períodos prolongados no espaço.

No estudo, Berera e sua equipe analisaram o que pode acontecer quando partículas de poeira interplanetária atingem moléculas e partículas na atmosfera terrestre. Essas ocorrências acontecem todo o tempo, atingindo a camada gasosa de nosso planeta a velocidades entre 36.000 e 253.000 km/h. Pequenas partículas contendo seres vivos que flutuem a altitudes de pelo menos 150 quilômetros podem teoricamente ser impelidas para o espaço por essa corrente de poeira. Não está claro se micróbios ou extremófilos poderiam sobreviver a tais colisões violentas, algo que necessita maiores estudos para ser determinado, porém Berera afirma ser esse com certeza um fator a considerar para a teoria da vida migrando de um mundo para outro. E o cientista complementa dizendo que mesmo que seres vivos não sobrevivam ao impacto, os blocos de construção da vida, as moléculas complexas essenciais para sua formação e funcionamento, ainda poderiam ser transportadas através do espaço, para outros planetas e até outras estrelas, por esse processo.

crédito: Arquivo
O tartígrado é uma das formas de vida mais resistentes, podendo sobreviver às condições espaciais por longos períodos
O tartígrado é uma das formas de vida mais resistentes, podendo sobreviver às condições espaciais por longos períodos

Leia o artigo

Experiência comprova que micróbios terrestres podem viver em Marte

Cientistas buscam evidência de vida alienígena em sistema próximo

Rover da NASA pode ter encontrado assinaturas da vida em Marte

ESA construirá primeira instalação para contenção de vida extraterrestre

Marte teve diversidade de ambientes que podem ter abrigado vida

Novo exoplaneta é considerado o melhor lugar para procurar vida alienígena

Exoplaneta Proxima b pode realmente abrigar vida alienígena

Saiba mais:

Livro: Guia da Tipologia Extraterrestre

crédito: Revista UFO
Guia da Tipologia Extraterrestre
Guia da Tipologia Extraterrestre

Há séculos a espécie humana assiste à chegada de estranhos seres geralmente bípedes e semelhantes a nós, que descem de curiosos veículos voadores sem rodas, asas ou qualquer indício de forma de navegação. Quase sempre estas criaturas têm formato humanoide e não raro se parecem com uma pessoa comum, mas com um problema: elas não são daqui, não são da Terra. O que pouca gente sabe é que existem dezenas de tipos deles vindo até nós, alguns com o curioso aspecto de robôs, outros se assemelhando a animais e há até os que se parecem muito com entidades do nosso folclore. O Guia da Tipologia Extraterrestre faz uma ampla catalogação de todos os tipos de entidades já relatadas, classificando-as conforme sua aparência e características físicas diante de suas testemunhas, resultando num esforço inédito para se entender quem são nossos visitantes.

DVD: Buscando Vida Fora da Terra

Compartilhe essa notícia:

Saiba mais sobre este assunto na edição 237 da revista

Comentários