DESTAQUE

Pesquisadores completam sequência do DNA de pequeno humanoide considerado alienígena

Por
22 de Março de 2018
Ata, a múmia do Atacama que é indiscutivelmente humana, com graves problemas genéticos
Créditos: Arquivo

Em 2003, na cidade fantasma de La Noria, no Chile, um pequeno ser mumificado foi descoberto em uma igreja abandonada, enrolado em um pedaço de tecido branco. Tendo início com a mídia local, o sensacionalismo a respeito logo se espalhou, motivando alguns depois que o pequeno corpo de 15 centímetros, batizado como Ata, fosse tema do documentário Sirius, produzido pelo Disclosure Project do atualmente desacreditado Steven Greer. O geneticista e PhD Garry Nolan, da Stanford University, logo se interessou e passou a junto de sua equipe sequenciar o DNA da criatura.

Os primeiros resultados foram publicados em 2013. Houve muita especulação de que Ata fosse um feto prematuro ressecado, mas outras análises, principalmente no estado dos ossos, mostraram que ele morreu em uma idade entre seis e oito anos. A análise genética definitiva ocorreu quando Nolan convocou o especialista em genética pediátrica Atul Butte, MD e PhD da UC San Francisco. Foi realizada uma análise genética completa, comparando sequências do DNA de Ata com referências saudáveis e com doenças genéticas conhecidas.

O estudo provou que Ata é na verdade mulher, descendente de povos sul-americanos, e nasceu prematuramente com uma severa forma de displasia no esqueleto, e uma desordem nos ossos que os envelhece prematuramente e fusão prematura destes. Foram encontradas mutações em sete genes, associados à má formação de ossos e da face, fusão prematura de juntas e nanismo. Muitas das sequências anormais foram observadas em genes que anteriormente não eram associados a efeitos físicos no desenvolvimento. Ou seja, Ata não é de forma alguma alienígena, como os farsantes que assim a anunciaram tentaram divulgar. Quanto ao motivo de tantos defeitos genéticos o estudo, publicado no veículo Genome Research, aponta que La Noria era uma cidade dedicada à mineração de nitrato, e exposição a essa substância pode ter tido um papel na má formação observada.

Leia o artigo com a análise genética de Ata

Alegado cadáver alienígena é humano

Alega-se que novo vídeo mostra corpo de alienígena congelado e encontrado na Suíça

Slides de Roswell: caso encerrado

Vídeo exibe suposta criatura extraterrestre em telhado de casa

É uma fraude a máquina alienígena encontrada na Antártida

Saiba mais:

Livro: Contatados

crédito: Revista UFO
Contatados
Contatados

Um dos mais fascinantes e polêmicos aspectos do Fenômeno UFO é agora dissecado por um dos mais produtivos ufólogos brasileiros. O historiador Cláudio Tsuyoshi Suenaga, consultor da Revista UFO por mais de 12 anos, apresenta em seu primeiro livro uma retrospectiva de todos os mais importantes casos de contatados da Ufologia Moderna, de George Adamski a Sixto Paz, de Billy Méier a Plínio Bragatto, de Aladino Félix a Claude Vorillon Rael. Dezenas de casos de alegados encontros entre humanos e seres extraterrestres ocorridos em todo o mundo são descritos e analisados por Suenaga, que ainda apresenta um panorama dos contatos mediúnicos com aliens, examinando as mensagens recebidas por “porta-vozes cósmicos”.

DVD: O Enigma das Pirâmides

Já está no ar a Edição 242 da Revista UFO. Aproveite!

Janeiro de 2017

2017, um ano a ser comemorado