DESTAQUE

Pequena galáxia orbita a Via Láctea sem que cientistas saibam como

Por
17 de Agosto de 2018
Segue 1, a pequena galáxia orbitando a Via Láctea
Créditos: ESA/Hubble & NASA Acknowledgement: Judy Schmidt

Segue 1 é o nome da pequena galáxia que orbita a borda da Via Láctea. O corpo celeste é fraco e de pequenas dimensões, tendo surpreendido os cientistas – pois ninguém sabe ao certo como foi parar lá. 

Um grupo de astrônomos dos Estados Unidos e da Espanha explicaram a origem da Segue 1, considerando-a uma galáxia anã esferoidal ou um aglomerado globular. De acordo com a descoberta, publicada no dia 25 de junho no Astrophysical Journal, é mais provável que a Segue 1 seja uma galáxia que foi capturada pela gravidade da Via Láctea há 8 bilhões de anos.

A Segue 1 pode corresponder a um satélite opaco da nossa galáxia que tem uma luminosidade inferior a 300 sóis – o que é pouco para um aglomerado globular. É composta por estrelas velhas escassas em metal, o que pode significar que tenha surgido quando o Universo era jovem, ou seja, quando a primeira ou segunda geração de estrelas ainda não tinham se tornado supernovas, sintetizando e proliferando elementos pesados.

Os astrônomos calcularam a trajetória da Segue 1 e descobriram que pequena galáxia orbita a Via Láctea a cada 600 milhões de anos, como uma galáxia anã. De acordo com a teoria mais aceitável sobre seu aparecimento, com 75% de probabilidade, Segue 1 teria sido capturada pela nossa galáxia há 8 bilhões de anos. A outra opção sugere que a galáxia seja o maior satélite a colidir com a Via Láctea, com 25% de probabilidade de estar correta.

Observações e análise futuras poderão ajudar a caracterizar a pequena galáxia com mais precisão e clareza. Até lá, a Segue 1 será o nosso "incrivelmente estranho" vizinho galático.

Veja a materia completa no Astrophysical Journal

Saiba mais:

TRAPPIST-1: faça um tour pelos 7 exoplanetas que podem abrigar vida

Descoberto exoplaneta próximo que pode ser o melhor candidato a abrigar vida extraterrestre

Estranhos sinais de rádio captados em estrela a 11 anos-luz

Estrela quase tão antiga quanto o Universo é encontrada por brasileiros

Descoberto outro sistema solar com oito planetas

LIVRO:Cataclismo

DVD: Buscando Vida Fora da Terra

Já está no ar a Edição 217 da Revista UFO. Aproveite!

Novembro de 2014

A descoberta de novos mundos

UPDATED CACHE