DESTAQUE

Os Carpenters, 160 músicos e alguns ETs

Por
02 de Outubro de 2018
Os Carpenters
Créditos: A&M Records

Em 1976, Richard Carpenter, que formava com a irmã, Karen, o duo Carpenters, gravou uma música que o impressionou muito: Calling Occupants Of Interplanetary Craft (Chamando Os Ocupantes da Nave Interplanetária), do grupo canadense Klaatu. Os discos do grupo eram cheios de referências a UFOs e ETs: Klaatu era o nome do extraterrestre do filme O Dia Em Que A Terra Parou, de 1951. 

A letra Calling Occupants Of Interplanetary Craft foi inspirada por um livro que contava a história de uma organização, Bureau Internacional dos Discos Voadores, que em 1953 convidara seus associados a participar do Dia Mundial do Contato, quando eles enviariam uma mensagem telepática coletiva conclamando extraterrestres a visitar a Terra. A mensagem começava com a frase "Chamando ocupantes de naves interplanetárias...”

A letra trazia versos como: "Vocês têm observado nossa Terra / e gostaríamos de fazer contato com você. /Por favor, venha em paz / somente o nosso amor pode ensinar / nossa Terra talvez não sobreviva / então venha, lhe imploramos./ Por favor, policial interestelar / nos dê um sinal / de que recebeu nossa mensagem".

Assim que ouviu a canção, Richard Carpenter decidiu gravá-la, mesmo que não fosse exatamente material típico dos Carpenters, conhecidos por baladas românticas. Porém, a gravadora A&M, casa dos Carpenters, deu a Richard carta branca – e muita grana – para gravar a música como bem entendesse. E Richard, extremamente talentoso, acabou produzindo um dos compactos mais caros e ambiciosos da história da música pop. E um dos mais estranhos também.

No total, cerca de 160 músicos participaram da gravação, incluindo a Orquestra Filarmônica de Los Angeles, um coral de 60 pessoas, e um time dos melhores arranjadores e músicos de estúdio dos Estados Unidos, como o baixista Joe Osborn (Simon & Garfunkel, Neil Diamond), o baterista Ron Tutt (Elvis Presley, Roy Orbison), o oboísta Earle Dumler (Nina Simone, Tim Buckley) e o guitarrista Tony Peluso, que acompanhava os Carpenters desde o início da carreira do grupo.

"Aquela música custou mais caro que vários discos nossos", diria Karen Carpenter após a gravação. Karen e Richard gravaram uma música de mais de sete minutos de duração, com uma introdução de quase um minuto, em que um radialista conversava por telefone com um ET. A versão integral entrou no LP dos Carpenters, Passage (1977), enquanto uma versão reduzida, de quatro minutos, seria lançada em compacto.

Calling Occupants Of Interplanetary Craft foi um sucesso, chegando aos 30 primeiros lugares na Billboard. Para completar, dois meses depois do lançamento de Passage, Steven Spielberg estreou Contatos Imediatos Do Terceiro Grau, provando que a busca por ETs estava apenas começando.

Assista a versão completa de Calling Occupants Of Interplanetary Craft aqui:

Fonte: UOL, por André Barcinski     Colaboração: Daniel Gevaerd

.

Já está no ar a Edição 260 da Revista UFO. Aproveite!

Agosto de 2018

O ano em que eles inundaram a Europa

UPDATED CACHE