DESTAQUE

Opportunity finalmente encontrado sob a poeira de Marte

Por
26 de Setembro de 2018
Rover Opportunity da NASA no ponto branco no solo de Marte
Créditos: NASA / JPL-Caltech / Univ. do Arizona

Uma nova imagem produzida pela HiRISE, uma câmera de alta resolução a bordo do Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) da Agência Espacial Norte-Americana (NASA), mostra um pequeno ponto branco em meio a uma cratera nas encostas do Vale da Perseverança no Planeta Vermelho. Este objeto é o Robô Opportunity, que estava descendo para o vale quando uma severa tempestade de poeira varreu a região há 100 dias.

A tempestade foi uma das várias que levantaram poeira suficiente para cobrir a maior parte da superfície marciana e bloquear a luz solar de alcançar o solo. A falta de luz solar fez com que o Opportunity - movido a energia solar - entrasse em hibernação. O robô foi visto pelo satélite a 267 km acima da superfície de Marte, porém, a comunição com ele está bloqueada desde 10 de junho passado.

A NASA anunciou nesta semana que a HiRISE conseguiu fotografar em 20 de setembro o local onde o Opportunity hiberna desde a gigantesca tormenta que o impediu de pesquisar o solo marciano durante meses. Sem os raios solares para alimentar suas baterias, devido ao bloqueio da poeira, o Opportunity desligou e a esperança de o achar se tornou cada vez menor.

Os engenheiros da NASA esperavam que as baterias mantivessem um mínimo de energia para despertar o robô assim que a tormenta se dissipasse, mas ela se foi e ainda não conseguiram manter contato com o “Oppy”, considerado durante muito tempo imortal porque sua missão, iniciada em 2004, era prevista para apenas 90 dias. Em 31 de agosto passado, a NASA se deu um prazo até meados de outubro para restabelecer as comunicações, além do qual a missão de "Oppy" será oficialmente concluída.

A Universidade do Arizona, em Tucson, opera a HiRISE, que foi construída pela Ball Aerospace & Technologies Corp., em Boulder, Colorado. O Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, uma divisão da Caltech em Pasadena, Califórnia, gerencia o Projeto Mars Reconnaissance Orbiter para o Diretório de Missões Científicas da NASA em Washington.

Para mais informações, acesse: HiRISE
Atualizações sobre o Opportunity podem ser encontradas aqui.
Contato Laboratório de Propulsão a Jato Good Andrew , Pasadena, Califórnia  - [email protected]

Fonte: mars.nasa.gov - Colaboração: David Vanzin

.

Já está no ar a Edição 260 da Revista UFO. Aproveite!

Agosto de 2018

O ano em que eles inundaram a Europa