DESTAQUE

Olhos no céu hoje à noite, vem aí a superlua rosa

Por
07 de Abril de 2020
Superlua rosa.
Créditos: Hypeness

Ela não é rosa e nem é super, mas parece gigantesca, principalmente quando está surgindo no horizonte. É a superlua de abril, um dos grandes espetáculos que podemos ver no céu.

Esta noite, os entusiastas da astronomia vão poder testemunhar um conhecido e belo fenômeno dos céus que acontece anualmente.

O que ficou conhecido como superlua rosa, é na verdade o momento em que nosso satélite atinge proximidade máxima com a Terra e, portanto, ele parece maior.

E, neste ano, estaremos vivendo a fase da Lua Cheia. Nesse período, o brilho e o tamanho da Lua são maiores do que é o comum no resto do ano.

O nome superlua rosa é dado ao fenômeno não porque a Lua mude de cor, mas porque nesse período flores silvestres chamadas Creeping Phlox aparecem nos campos dos Estados Unidos, sempre nos primeiros dias da primavera no Hemisfério Norte.

Como a flor é cor-de-rosa, ela acabou emprestando o nome à Lua. Porém, embora nosso satélite não surja cor-de-rosa, ele estará grande e alaranjado, brilhando como nunca.

 

O céu que nos acompanha

 
A viagem para conhecer as estrelas. Crédito: Revista UFO

Para ver a Superlua Rosa no Brasil, é só olhar para o leste a partir das 18h50 de hoje, e não é necessário ter ou usar telescópio. O espetáculo estará visível em bom tamanho, a menos que em sua cidade o céu esteja nublado

“Não há um lugar melhor para observar o céu. O melhor lugar para apreciar esses fenômenos é exatamente no lugar onde você está. Então, não há porque tentar achar um lugar certo”, diz Michelle Nichols, diretora do Observatório e Planetário de Chicago.

A diretora também sugere que nós aproveitemos a ocasião para conhecer melhor o céu sobre nossas cabeças, fazendo uma fascinante e incrível jornada pelas constelações, estrelas e outros objetos celestes que estão sobre nós desde que a Terra era apenas um disco de poeira girando no espaço.

Segundo o doutor em física pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Marcelo Schappo, a superlua durará até dia 09 de abril, quinta-feira, mas hoje será o momento de maior aproximação.

 

É realmente uma boa pedida nesses tempos de recolhimento, voltarmos nossos olhos para o cosmos e desfrutarmos do espetáculo gratuito que a natureza sempre nos oferece. E, quem sabe, talvez haja alguém nos olhando de volta.

 

Fontes: Aventuras na História, Hypeness

 

E para conhecer outros mistérios envolvendo a Lua e as missões espaciais para chegar até ela você precisa conhecer a obra UFOs no Espaço e na Lua, recém lançado pela UFO. Seu autor, o consultor da UFO Jackson Luiz Camargo reuniu um enorme acervo de fotos feitas pela NASA juntamente com uma documentação volumosa, que deixam evidente que há mais do pensamos em nosso satélite. Clique aqui para saber mais e adquirir a obra

 
Livro UFOs no Espaço e na Lua. Cr[edito: Revista UFO

Veja abaixo um vídeo sobre a superlua de hoje:

 

Já está no ar a Edição 276 da Revista UFO. Aproveite!

Janeiro de 2020

A Ufologia e seus demônios