DESTAQUE

“O universo abriga milhões de planetas com vida inteligente similar a nós”, diz cientista paranaense

Por
06 de Abril de 2021
Por meio da Exobiologia os cientistas garantem a pluralidade dos mundos habitados
Créditos: Revista UFO

Quais são os métodos da Exobiologia para garantir que existam bilhões de planetas com vida extraterrestre no universo? Um cientista e técnico especializado em telecomunicações de Curitiba oferece a resposta em um curso que vai mostrar como são compostos os sistemas estelares, as constelações, galáxias e o próprio universo. Saiba que planetas semelhantes à Terra estão espalhados pelas galáxias.

“O universo abriga bilhões de planetas com vida inteligente, inúmeros deles muito semelhantes à Terra”, é o que afirma o cientista paranaense Alcides Pautilha Côres, que é profissional de manutenção eletrônica da Infraero e técnico especializado em telecomunicações e radioauxílio à navegação aérea habilitado pelo Comando da Aeronáutica, atuando no Aeroporto Afonso Pena. O profissional é apaixonado por Astronomia e Exobiologia desde a adolescência e se destaca por seus estudos na área.

Alcides Côres é também ufólogo há mais de 40 anos e garante ter evidências de que a NASA já tem conhecimento da existência de vida semelhante à terrestre em inúmeros exoplanetas já detectados – exoplanetas são planetas que orbitam outras estrelas que não o Sol. “Já existe no catálogo de exoplanetas milhares deles confirmados e com capacidade de sustentar vida semelhante à humana”, diz o pesquisador.

 O cientista foi o autor de projetos voltados ao ensino e divulgação da Astronomia e ciência espaciais e já publicou mais de 100 artigos. Foi fundador e diretor de Centro de Estudos Astronômicos de Londrina e colaborou com a criação do grupo de astrofísica da Universidade Estadual de Londrina (UEL). No começo do ano ele publicou seu livro Portais Dimensionais [Compre aqui], baseado em seus cursos Portais Dimensionais I e II, pela Academia Brasileira de Ufologia [Acesse aqui]. É consultor da Revista UFO, baseada em Curitiba.


O ufólogo Alcides Côres abordará a vida extraterrestre e o universo, além de compartilhar suas descobertas.

Um curso esclarecedor

Conhecer a moderna Astronomia e os parâmetros nos quais ela se baseia para buscar outros mundos habitados é o objetivo do curso que Alcides Côres ministra neste dia 24 de abril, intitulado “Astronomia e Exobiologia: A Ciência Moderna e a Busca por Mundos Habitados” [Conheça aqui]. Ele aborda a fascinante questão da vida extraterrestre, quais são seus métodos de investigação e o que já conseguiu descobrir. É importante para todo aquele que busca sedimentar seus conhecimentos no amplo contexto que envolve a Ufologia.

“Nos últimos anos, graças a avanços na tecnologia, os instrumentos têm colhido extraordinárias imagens, detectado planetas em torno de diversos tipos de estrelas e coletado dados indicam que a vida não é um fenômeno exclusivo da Terra, mas, pelo contrário, está espalhada por todo o cosmos”, diz Alcides. Seu curso apresentará tais descobertas, explicará os métodos de pesquisa da ciência acadêmica e os resultados que ela obteve até o momento.

O curso apresentará também os diversos fatores que levam ao surgimento e evolução da vida no universo, mostrando de maneira científica o que se pode esperar de nosso universo. Por exemplo, descubra que a nossa galáxia, a Via Láctea, tem estimados 200 bilhões de sois, sendo o nosso um deles, ao redor do qual orbita um planeta habitado, a Terra. “Se isso ocorrer em apenas 10% da galáxia, seriam 20 bilhões de planetas habitados com vida inteligente”, insiste Alcides Côres.

Veja o conteúdo do curso:

Módulo 1: A Busca de Vida no Sistema Solar



Entre outros tópicos, este módulo tratará da questão da existência de vida nos planetas do Sistema Solar, apresentando os dados colhidos pelas sondas espaciais, e detalhará em especial as descobertas feitas sobre Marte, discorrendo sobre os indícios que apontam a possibilidade de ter havido vida inteligente no Planeta Vermelho. Se houve, o que ocorreu a ela, que já não existe mais?Entre outros tópicos, este módulo tratará da questão da existência de vida nos planetas do Sistema Solar, apresentando os dados colhidos pelas sondas espaciais, e detalhará em especial as descobertas feitas sobre Marte, discorrendo sobre os indícios que apontam a possibilidade de ter havido vida inteligente no Planeta Vermelho. Se houve, o que ocorreu a ela, que já não existe mais?

Módulo 2: A Descoberta dos Planetas Extrassolares, os Exoplanetas



Neste módulo explicaremos como foram descobertos os exoplanetas, ou seja, planetas que existem fora do Sistema Solar. Também trataremos dos tipos de exoplanetas já encontrados e onde estão localizados. Apresentaremos os estudos mais recentes sobre a existência de planetas em sistemas binários, as características de suas órbitas e trataremos também das nebulosas, onde novos mundos estão sendo formados.

Módulo 3: Parâmetros para Existência de Mundos Habitados



Neste ponto do curso descrevemos as características necessárias para que um planeta possa abrigar vida, conforme entende a Astrobiologia, hoje conhecida a Exobiologia. Explicaremos as equações que permitem estimar o número de planetas com seres vivos e com vida inteligente no universo. Comentaremos sobre o Projeto SETI, o programa de busca por vida extraterrestre inteligente, e a comunicação com as civilizações extraterrestres, confrontando a visão acadêmica com as evidências da Ufologia.

Módulo 4: Planetas e Vida nos Sistemas Estelares Vizinhos



Apresentaremos neste módulo estudos e descobertas especialmente sobre o sistema Alfa do Centauro, o mais próximo da Terra, confrontando dados da Astronomia com alguns relatos da casuística ufológica. Falaremos também sobre a observação de estrelas e outros objetos astronômicos com pequenos telescópios, com dicas parar quem quer iniciar-se na prática da Astronomia.

 Como funcionam os cursos da Academia Brasileira de Ufologia

Todos os cursos da Academia Brasileira de Ufologia ocorrem no último sábado do mês, das 09h00 às 19h00, sendo este período dividido em 4 módulos de 90 minutos cada, com intervalo entre eles. Os participantes podem fazer perguntas, que serão respondidas ao vivo pelo facilitador ao final de cada módulo. Os cursos custam apenas R$ 100,00 até 10 dias antes de sua realização, e R$ 150,00 após isso. Podem ser pagos em até 12 vezes com qualquer cartão de crédito.

 Clique aqui para se inscrever neste curso: www.academiadeufologia.com.br   

Já está no ar a Edição 273 da Revista UFO. Aproveite!

Outubro de 2019

Portais Dimensionais