DESTAQUE

O histórico Observatório do Monte Wilson sobrevive ao forte incêndio do sul da Califórnia

Por
19 de Setembro de 2020
Observatório Mount Wilson, no sul da Califórnia, ameaçado pelo incêndio que assola o estado
Créditos: Mount Wilson Observatory

Os membros da equipe foram retirados do local, mas mantiveram a vigilância do observatório usando sua webcam ao vivo.

Um incêndio esteve às portas do histórico Observatório Mount Wilson, de 116 anos, no sul da Califórnia. O incêndio Bobcat começou em 06 de setembro perto da Represa Cogswell, na Floresta Nacional de Angeles, de acordo com o Los Angeles Times. 

O fogo implacável se espalhou por mais de 245 km2 e foi contido ontem, 18 de setembro, em apenas 15%, de acordo com uma atualização publicada pelo Incident Information System pouco antes da meia-noite, no horário de verão do Pacífico.

A equipe do observatório estava vigiando o desenvolvimento da situação desde o início do incêndio e, em seguida, na noite de quinta-feira, imagens sinistras das webcams ao vivo de Mount Wilson, bem como uma nova imagem assustadora divulgada por funcionários da Angeles National Forest, levantou imediatamente preocupação com a instalação. 

A equipe ficou preocupada quando imagens ao vivo da webcam do observatório mostraram fumaça invadindo perto do observatório na noite de quinta-feira. 

O incêndio florestal de Bobcat é o terceiro e maior incêndio das últimas quatro semanas a chamar a atenção da equipe do Observatório Mount Wilson, disse Thomas Meneghini, o diretor executivo do observatório


Observatório Monte Wilson, na Califórnia. Crédito: Monte Wilson

O incêndio Bobcat continuou em direção ao Monte Wilson, onde os bombeiros fizeram um "trabalho muito bom" em conter o fogo, disse Kerri Gilliland, estagiária de Operações de Planejamento da Equipe de Gerenciamento de Incidentes da Califórnia 1, em um briefing da Floresta Nacional de Angeles na noite de quinta-feira. 

Na madrugada de sexta-feira (18 de setembro), Meneghini informou à Space.com por e-mail que alguns funcionários estão tentando chegar ao observatório para examinar os danos do incêndio da noite anterior e fazer um plano de recuperação. 

As webcams ao vivo continuam oferecendo imagens do Monte Wilson, e você pode ver as últimas visualizações aqui

Fonte: Space.com 

Assista, abaixo, uma reprtagem sobre o assunto:

Já está no ar a Edição 279 da Revista UFO. Aproveite!

Setembro de 2020

Segredos ufológicos nos corredores do Pentágono