DESTAQUE

NSA libera novos documentos sobre o comportamento humano diante de fenômenos estranhos

Por
17 de Agosto de 2017
Edificio sede da NSA, agência com um longo histórico de interesse nos UFOs e no paranormal
Créditos: Arquivo

Diante de solicitações feitas via Lei de Liberdade de Informações (FOIA) a Agência Nacional de Segurança (NSA) liberou um documento que analisa como os seres humanos reagem diante de acontecimentos surpreendentes que não podem ser explicados. O documento foi anteriormente liberado de forma censurada, e agora divulgado na íntegra, e a agência explicou que isso se deveu ao processo de revisão obrigatório antes da liberação.

O documento foi escrito em 1979 por um funcionário não identificado, e descreve como a resposta humana a fenômenos incomuns pode comprometer, conforme uma perspectiva militar, uma análise realista dos acontecimentos. Um exemplo mencionado no arquivo é de um técnico da Força Aérea Norte-Americana que observava tráfego aéreo sobre o bloco dos países satélites da União Soviética. Um dos países informou a presença de um alvo incomum no radar, descrito como um objeto em elevada altitude e velocidade com um padrão de voo errático. Os dados indicavam claramente que o objeto se movia contra o vento, mas este UFO passou a ser descrito como um balão.

Um país vizinho captou o mesmo objeto e continuou a utilizar a designação de balão, embora seus movimentos indiscutivelmente fossem impossíveis a um veículo desse tipo. O documento segue explicando como o oficial que descreveu essa situação percebeu uma variedade de reações emocionais em meio a seus companheiros na instalação norte-americana onde as informações eram captadas. Todos os militares ali presentes, continua, estavam mais tensos e silenciosos do que de costume, além de dar respostas distraídas e agressivas aos questionamentos a respeito de alguns dos dados. O autor do documento da NSA conclui que tais falhas humanas encobrem material incomum ou surpreendente, aponta que algumas pessoas são menos sensíveis a fenômenos estranhos, e embora ainda temerosas destes, se mantém capazes de descrevê-los com bom grau de objetividade.

TREINAMENTO PARA LIDAR COM FENÔMENOS REPENTINOS E ESTRANHOS

crédito: Arquivo
Uma das páginas do documento recentemente liberado
Uma das páginas do documento recentemente liberado

O documento recomenda que pessoal responsável pela análise e avaliação de dados de Inteligência seja recrutado entre aqueles capazes de lidar e processar naturalmente fenômenos incomuns. Devem receber treinamento intensivo como uma equipe especializada em responder a alertas de surpresa dentro do mais altos níveis de acesso da comunidade de Inteligência. Oficiais militares de alto nível igualmente deveriam receber esse tipo de treinamento, capacitando-os a tomar decisões estratégicas com objetividade diante desses materiais surpreendentes. O documento vem se somar a outros que deixam claro o interesse da NSA pelo Fenômeno UFO e acontecimentos do campo do paranormal.

Confira o documento liberado pela NSA

Documento da NSA estuda como decifrar uma mensagem alienígena

Documento da NSA descreve três avistamentos de UFOs

NSA simulava criptografia em exercícios envolvendo imaginários sinais de ETs

Departamento de Energia dos Estados Unidos discute Stranger Things

Documento do FBI afirma que visitantes alienígenas vêm de outra dimensão

Documentos governamentais sobre UFOs estão entre os mais requisitados do Arquivo Nacional

CIA libera milhões de páginas de documentos secretos

Saiba mais:

Livro: MIB: Os Verdadeiros Homens de Preto

crédito: Revista UFO
MIB: Os Verdadeiros Homens de Preto
MIB: Os Verdadeiros Homens de Preto

Há um mistério que acompanha a Ufologia desde o início da Era Moderna dos Discos Voadores, em 1947, e que ainda resta ser decifrado. São os chamados homens de preto, também conhecidos como MIBs, do inglês men in black. Eles vêm há décadas surgindo em cenários de ocorrências ufológicas, muitas vezes apenas observando e noutras abordando com energia tanto testemunhas quanto pesquisadores destes fatos. MIB: Os Verdadeiros Homens de Preto disseca o assunto como nenhuma obra antes, e o faz sob o comando de um dos maiores especialistas no tema em todo o mundo, o ufólogo inglês naturalizado norte-americano Nick Redfern.

DVD: Pacote de DVDs do UFOZ 2015

Já está no ar a Edição 244 da Revista UFO. Aproveite!

Março de 2017

Eles já estão aqui

UPDATED CACHE