DESTAQUE

Novo vídeo da ESA mostra o telescópio espacial James Webb se aproximando do lançamento

Por
21 de Dezembro de 2021
O telescópio espacial James Webb promete uma revolução igual, senão maior, ao que o Hubble proporcionou.
Créditos: ESA

Um novo vídeo da Agência Espacial Europeia (ESA) revela os passos finais atualmente sendo tomados para preparar o telescópio James Webb para o lançamento planejado em 24 de dezembro. Embora o lançamento já tenha sido atrasado várias vezes, o vídeo também mostra os estágios iniciais de implantação do observatório espacial quando chegar ao seu destino.

“Webb é um dos instrumentos científicos mais sofisticados e complexos já construídos e levou cerca de 30 anos de desenvolvimento”, explica a narração em vídeo. O vídeo também destaca o veículo de lançamento Ariane 5, escolhido para a tarefa de colocar Webb em uma órbita estável do lado da Terra onde ficará permanentemente à sombra do Sol. Conhecido como LaGrange 2, este local aproveita as forças da gravidade exercidas pela Terra e pelo Sol para garantir que o telescópio permaneça mais ou menos no mesmo lugar.

Criticamente, o Ariane foi adaptado para abrigar o James Webb sob uma proteção antes de ser lançado ao espaço. “Devido ao tamanho do telescópio, precisamos desenvolver um sistema de orientação específico, um sistema de orientação a laser, para encapsular o telescópio Webb na carenagem”, explicou Franciszka Dembinska, Gerente de Garantia e Segurança do Projeto Ariane 5 para a ESA no vídeo. “Porque temos pouquíssimas margens dentro da carenagem, e durante a descida é muito importante controlar o posicionamento da carenagem e garantir um encapsulamento seguro para o telescópio.”

Na segunda metade do vídeo de mais de quatro minutos, uma animação da implantação do James Webb mostra as quatro semanas de viagem seguidas pelas etapas de implantação reais pelas quais o telescópio passará quando estiver no local. “Em uma sequência cuidadosamente planejada, o telescópio implantará primeiro seu painel solar, depois as antenas, o protetor solar e, finalmente, os dois espelhos”, explica a narração.


Assista acima ao vídeo sobre as etapas que preparam o James Webb para o lançamento.
Fonte: European Space Agency, ESA

Uma vez que esse processo esteja concluído, muitos meses de trabalho precisarão ser feitos antes que Webb comece sua vida de missões de coleta de ciências. Por exemplo, o observatório deve esfriar até sua temperatura operacional de -233 graus Celsius, e então os 18 segmentos individuais de seu espelho podem ser movidos suavemente para o lugar e perfeitamente alinhados.

“Portanto, há muito trabalho a ser feito após o lançamento”, diz Mark McCaughrean, um consultor sênior da ESA para Ciência e Exploração, “(...) esse é apenas o primeiro passo.” O lançamento do telescópio espacial é muito aguardado, sendo inclusive motivo de preocupação entre vários cientistas, com medo de que algum passo no processo falhe. Cruzemos os dedos.

Fonte

UFO Recomenda

Já está no ar a Edição 285 da Revista UFO. Aproveite!

Junho de 2021

Quando eles são hostis aos humanos