NOTÍCIA

Novo telescópio será o primeiro a conseguir imagens de mundos alienígenas

Por Equipe UFO | 27 de Setembro de 2017

Concepção artística do telescópio Localizador de Vida Alienígena
Créditos: Planets Fundation

O ExoLife Finder (ELF), cujo nome poderia ser traduzido como Localizador de Vida Alienígena, é um novo projeto da Planets Fundation, que busca detectar diretamente vida alienígena em exoplanetas próximos de nosso Sistema Solar. Para isso foi lançada uma campanha, via Kickstarter, para construir uma parte vital desse telescópio. O objetivo final é que seja construído no Deserto do Atacama, no Chile, considerado um dos melhores lugares do mundo para pesquisa astronômica de ponta.

A campanha de financiamento se destina a construir o protótipo de um atuador do espelho do telescópio, que terá 16 espelhos circulares produzidos via impressora 3D, cada um com 5 metros de diâmetro. Assim, conseguirá colher a luz de sistemas solares distantes, e deterá medir, quando pronto, 25 metros de diâmetro. O ELF será sensível o suficiente para obter imagens de exoplanetas distantes até 25 anos-luz de nós. O primeiro alvo do revolucionário telescópio já foi escolhido, e será Proxima b, planeta semelhante à Terra em órbita de Proxima Centauri, a estrela mais próxima de nosso sistema, a somente 4,2 anos-luz de distância.

O ELF será o primeiro telescópio capaz de obter imagens de oceanos, continentes e mesmo vida em exoplanetas próximos, de acordo com a Planets Fundation. Ele ainda será capaz de detectar a assinatura de energia de atividade biológica, como elementos químicos nas atmosferas de mundos alienígenas que sejam indicativos da presença de vida, como água, oxigênio, metano e ozônio, e poderá ate mesmo identificar na superfície desses mundos os pigmentos de atividade de fotossíntese. A atual campanha do Kickstarter está na metade do valor para obter sua meta. Caso esta parte seja bem sucedida, no próximo ano a Planets Fundation pretende lançar outra campanha, a fim de financiar todo o telescópio, em valor estimado em 130 milhões de dólares. Caso a campanha seja bem sucedida, serão necessários cinco anos para construir o ExoLife Finder. A equipe afirma: "Somente poucos meses após o ELF estar concluído saberemos se existe vida em Proxima b".

Site da Planets Fundation

Contribua para a campanha

Assista a um vídeo sobre a campanha e o ExoLife Finder

Intensifica-se a discussão sobre a existência de vida em Proxima b

Exoplaneta Proxima b pode realmente abrigar vida alienígena

Protótipos de nanonaves estelares já estão em órbita

Estudo aponta que planetas do sistema Trappist-1 podem ter retido grande quantidade de água

Novo exoplaneta é considerado o melhor lugar para procurar vida alienígena

Exoplaneta próximo tem atmosfera detectada pela primeira vez

Saiba mais:

Livro: Guia da Tipologia Extraterrestre

DVD: Planetas Alienígenas

crédito: Revista UFO
Planetas Alienígenas
Planetas Alienígenas

A ciência tem comprovado, em um ritmo cada vez maior, que apenas em nossa galáxia existem bilhões de planetas com possibilidade de abrigar vida. Destes, é enorme a quantidade de mundos que podem conter vida inteligente em seus sistemas, sociedades que apenas esperam ser encontradas. Este DVD confirma que o cosmos está repleto de vida inteligente, fazendo ser apenas uma questão de tempo que nós, terrestres, conheçamos nossos semelhantes lá fora. E este conhecimento será transformador para a população mundial.

Saiba mais sobre este assunto na edição 217 da revista

Comentários