DESTAQUE

Novo livro revela segredos dos aviões espiões Blackbirds

Por
14 de Agosto de 2018
Blackbird, SR-71
Créditos: George Knapp/Matt Adams

Muitas das aeronaves mais espetaculares do mundo foram desenvolvidas e testadas em sigilo no deserto de Nevada, incluindo uma frota de aviões espiões conhecidos como Blackbirds. Agora, um novo livro revela a história do mais conhecido Blackbird, o SR-71.

Os elegantes aviões futuristas pareciam voar de outro planeta e estabeleceram muitos recordes que ainda permanecem, anos depois de terem sido retirados de serviço. Ninguém passou mais tempo desenterrando segredos e fotos do SR-71 do que o escritor de aviação Jim Goodall. "Eu tinha 18 anos a primeira vez que vi um Blackbird", disse Goodall. "Eu fiquei arrepiado só de pensar nisso. Eram 3h da tarde de 10 de março de 1964. Eu nunca mais fui o mesmo."

Jim Goodall teve um caso de amor à primeira vista e seu 24º livro é essencialmente uma carta de amor escrita em uma máquina. Goodall é bem conhecido nos círculos da aviação. Durante décadas, ele e seus amigos, incluindo o famoso piloto John Lear, percorreram a periferia de bases aéreas outrora obscuras, incluindo a Área 51 e a Área 52, tentando vislumbrar a mais nova e melhor tecnologia em desenvolvimento, mas não chegaram nem perto.

Seu livro narra como os engenheiros da legendária equipe da Skunk Works da Lockheed desenvolveram os três aviões da família Blackbird - o YF-12, o A-12 e o magnífico SR-71. Os dois primeiros foram levados para a Área 51. Incluídas nas 710 fotos do livro estão dezenas que nunca foram publicadas por causa do sigilo em torno dos aviões e dos lugares em que eles voaram. O SR-71 ainda possui registros de aviação. Ele voou da costa oeste para a costa leste em uma hora e sete minutos. Isso é um excedente de 3.380km/h e é provável que haja um avião ainda voando que poderia vencer essa marca.

"Tenho colecionado coisas há 50 anos", disse Goodall. "Eu entrevistei todos, desde Kelly Johnson até Ben Rich, todos os pilotos de testes originais, todos os pilotos A-12 sobreviventes e muitos pilotos do SR-71. Minhas ex-esposas, eu tive várias delas, disseram que não é um hobby, é uma obsessão.” Jim Goodall conseguiu adquirir um SR-71, embora “Finagle” seja a melhor palavra para definir seu tesouro. 

Veja o depoimento de Goodall sobre os Blackbirds:

Veja informações sobre o livro de Goodall e como adquirí-lo

LIVRO: Guia da Tipologia dos UFOs

DVD:A Política do Acobertamento

Já está no ar a Edição 259 da Revista UFO. Aproveite!

Julho de 2018

A desconcertante casuística polonesa