DESTAQUE

Novas informações sobre a Operação Prato no Fórum Mundial de Ufologia

Por
16 de Setembro de 2016
A Operação Prato e o Fenômeno Chupa-Chupa estarão entre os principais assuntos do UFOZ
Créditos: Revista UFO

A Operação Prato é um dos maiores clássicos da Ufologia Brasileira e Mundial. O estado do Pará, nas cercanias da Ilha de Colares, foi assolado em 1977 por assustadoras aparições de UFOs que lançavam raios nas pessoas e aparentemente sugavam-lhes o sangue. As ocorrências ficaram conhecidas como Fenômeno Chupa-Chupa ou Luz Vampira, e o pânico foi tamanho que muitas pessoas saíram da região, e autoridades locais pediram auxílio à Força Aérea Brasileira. Os ufólogos sempre suspeitaram de que havia algo a mais por trás desses acontecimentos e foi somente na ocasião da histórica entrevista concedida pelo comandante da Operação Prato, Uyrangê Hollanda, publicada nas edições 54 e 55 da Revista UFO, e republicadas na edição 101, que a Ufologia Brasileira começou a entender os extraordinários fatos por trás desses eventos.

A Operação Prato, maior investigação oficial de pesquisa ufológica de que se tem notícia, continua a ser pesquisada por várias pessoas e uma delas é a historiadora e psicanalista Lallá Barretto. Com mestrado e doutorado em antropologia psicanalítica pela Universidade Paris 7, ela já escreveu vários artigos sobre ciências humanas e Ufologia, tendo realizado várias pesquisas de campo e recentemente se tornado consultora da Revista UFO. Em sua conferência no VIII Fórum Mundial de Ufologia (V UFOZ 2016), intitulada Operação Prato: Registros de uma instalação extraterrestre em nosso mundo?, ela irá descrever sua análise sobre os documentos da Operação Prato, liberados graças à campanha UFOs: Liberdade de Informação Já, que entre outros fatores indica uma provável intenção das inteligências que os militares contataram na selva de nos transmitir informações. Para Barretto, ainda existe muito o que se analisar nos documentos, que podem proporcionar novas perspectivas de pesquisa.

Um dos maiores nomes ligados à Operação Prato é o do jornalista Carlos Mendes. Há mais de 40 anos na profissão, ele atuou em alguns dos principais veículos do país e é correspondente de O Estado de São Paulo no Pará. Profundo conhecedor da região amazônica e especialista em questões sociais e ambientais, ele já cobriu todas as grandes mazelas da região, como conflitos por terra e exploração ilegal de madeira. Esse mesmo profissionalismo ele aplica às suas pesquisas sobre o Fenômeno UFO, que fizeram dele consultor da Revista UFO e na qual já publicou diversos artigos. Também foi entrevistado pela publicação, ocasião na qual revelou as dificuldades que teve em cobrir o estarrecedor Fenômeno Chupa-Chupa, as incríveis experiências de avistamentos que teve na selva, além da pressão que sofreu, em pleno período da ditadura militar, para que interrompesse o trabalho investigativo que fazia cobrindo os casos ufológicos e as investigações oficiais na região.

crédito: Arquivo Revista UFO
Lallá Barretto
Lallá Barretto

INFORMAÇÕES INÉDITAS SOBRE A OPERAÇÃO PRATO

Meses antes que Uyrangê Hollanda e seus comandados iniciassem os trabalhos da Operação Prato, Carlos Mendes já acompanhava os relatos perturbadores das testemunhas nas comunidades da região, descrevendo o medo da população diante de um fenômeno que não compreendiam. Em sua conferência, Novos fatos sobre a Operação Prato, Mendes ainda irá narrar como um agente da Agência Central de Inteligência (CIA) se infiltrou no jornal O Estado do Pará a fim de obter informações sobre as ocorrências. O jornalista ainda irá revelar muitos outros fatos pouco conhecidos a respeito da Operação Prato. O depoimento de Carlos Mendes, assim como várias outras informações sobre a maior missão militar de pesquisa ufológica já realizada no Brasil, foram publicadas no Dossiê Amazônia, nas edições 114, 115, 116 e 117 da Revista UFO.

crédito: Arquivo Revista UFO
Carlos Mendes
Carlos Mendes

Em somente dez dias de divulgação o VIII Fórum Mundial de Ufologia (V UFOZ 2016) já superou 100 inscrições e estas têm se sucedido em ritmo muito veloz. Acontecendo de 01 a 04 de dezembro, este é o maior evento da Ufologia Brasileira e um dos maiores do mundo, e as inscrições podem ser feitas com desconto até o final de setembro no site oficial do evento, disponibilizado abaixo ou clicando aqui. Ali estão disponíveis todas as informações sobre os conferencistas, o evento, hospedagem e translado. Também podem ser feitas as inscrições à parte para as tradicionais atividades paralelas, como o Jantar de Confraternização, Vigília Ufológica Internacional na Itaipu e o Workshop Especial, que neste ano será ministrado pelo autor, conferencista e ativista sul-africano Michael Tellinger, com o tema A Filosofia Ubuntu. Venha participar do maior evento da Ufologia Brasileira.

crédito: Revista UFO
VIII Fórum Mundial de Ufologia (V UFOZ 2016), de 01 a 04 de dezembro em Foz do Iguaçu
VIII Fórum Mundial de Ufologia (V UFOZ 2016), de 01 a 04 de dezembro em Foz do Iguaçu

Inscreva-se no site oficial do Fórum Mundial de Ufologia

Participe da comunidade do UFOZ 2016 no Facebook

Exclusivo: Entrevista inédita com o jornalista Carlos Mendes, que investigou UFOs na Amazônia

Novas estatísticas da Operação Prato impressionam

Governo Brasileiro libera um dos mais importantes documentos secretos sobre UFOs até agora

Baixe os documentos liberados graças à campanha UFOs: Liberdade de Informação Já

Anunciada a realização do VIII Fórum Mundial de Ufologia

James Hurtak confirmado como destaque internacional do Fórum Mundial de Ufologia

Especialista em Ufoarqueologia vem ao Brasil falar dos seres de crânios alongados

Saiba mais:

Livro: UFOs: Arquivo Confidencial

DVD: UFOs e ETs na Amazonia

crédito: Revista UFO
UFOs e ETs na Amazonia
UFOs e ETs na Amazonia

Avistamentos de discos voadores e contatos diretos com seus tripulantes são investigados oficialmente e descritos neste documentário. Contém a entrevista exclusiva com o coronel Uyrangê Hollanda, comandante da Operação Prato. Este é o relatório completo da missão militar que se estabeleceu na área para identificar os objetos voadores não identificados lá observados. Seu personagem central é o coronel Uyrangê Hollanda, comandante da Operação Prato e entrevistado com exclusividade pela Revista UFO, que revela detalhes das ações militares na área.

Já está no ar a Edição 72 da Revista UFO. Aproveite!

Junho de 2013

O encontro dos mistérios

UPDATED CACHE