DESTAQUE

Nightcrawler, um criptídeo sem braços, sem rosto e com duas pernas

Por
21 de Agosto de 2019
Ilustração
Créditos: Pixabay/Google

Quando um fuzileiro naval de 60 anos, durão e sensato, diz que viu um alienígena, você presta a atenção e lhe ouve. De acordo com um nativo de Ohio, a criatura tinha pernas longas e musculosas, sem mandíbula, sem rosto, sem mãos e joelhos que pareciam se inclinar para trás. De acordo com o fuzileiro naval, a criatura estava inclinada para a frente e em perseguição. Muitos afirmam que este é o primeiro avistamento do Fresno Nightcrawler.

A criatura foi chamada de “insetoide extraterrestre”, parecendo andar como um aracnídeo, com pernas parecidas com uma aranha de pernas compridas. Também conhecidas como Pholcidae, essas aranhas caminham com cuidado, o que é exatamente o que cada um dos vídeos de Nightcrawler exibe. Os relatórios dizem que a criatura de 1,5 m de altura também se parece com um louva-a-deus.

 

O que é um criptídeo?

Um criptídeo é um termo usado na criptozoologia para se referir a uma criatura cuja existência é sugerida mas para a qual não existem provas científicas para comprovar. Exemplos incluem o Monstro do Lago Ness, o Pé-Grande e a criatura Nightcrawler, entre outros.

 

Criptídeos famosos de todo o mundo incluem:

Ahool: morcego gigante da Indonésia

Ningen: criptídeo marinho do Japão

Altamaha-ha: monstro gigante do rio da Georgia, nos EUA

Dobhar-chú: lendário cão d'água ou lontra da Irlanda

Orang Pendek: Pé-Grande de baixa estatura de Sumatra

Demônio de Jersey: a enorme ovelha-dragão alada, de duas pernas, de Nova Jersey

Mapinguari: urso de boca dupla com escamas do Brasil

Olgoi-khorkhoi: o enorme verme intestinal cuspidor de veneno da Mongólia

 

Uma teoria unificada do paranormal
06 min

  

Jose e o alienígena Nightcrawler

Em 2010, um homem chamado Jose, já falecido, supostamente gravou em vídeo duas criaturas pequenas, sem braços e de duas pernas, caminhando pelo seu quintal. Elas se moviam lenta e metodicamente, parecendo calmas e quietas. Ao atravessarem graciosamente a paisagem, pareciam estar deslizando pela grama.

Vários investigadores paranormais, cientistas e especialistas analisaram as imagens, observando que seria difícil replicá-las. Dito isso, o analista de vídeo e debunker Phil Poling, conhecido por seu canal no YouTube, ''ParaBreakdown'', parece ter decifrado o enigma. Phil e sua equipe conseguiram criar um vídeo com personagens muito semelhantes aos alienígenas de Jose.

A qualidade do vídeo de Jose era ruim porque a gravação foi feita com o uso de câmeras de segurança antigas, com saída para fitas VHS. Não apenas as imagens foram mal compactadas, pixeladas e cobertas com ruído visual, como também foram gravadas de uma televisão executando o vídeo. Essa foi a única versão do vídeo que se popularizou na mídia.

  

O Nightcrawler de Yosemite

Em março de 2011, foi relatado que os guardas do Parque Nacional de Yosemite montaram câmeras para registrar possíveis vândalos, quando duas criaturas humanoides bípedes surgiram do mato e serpentearam pelas árvores.

Semelhante em estrutura física ao alienígena de Fresno, essas criaturas pareciam estar usando roupas folgadas e parecidas com peles. Quando profissionais de vídeo analisaram a filmagem, eles disseram que ela poderia ser facilmente reproduzida com animação CGI e dois pares de pernas de pau. Independentemente disso, os teóricos da conspiração adoram as imagens, e os membros da MUFON, a Rede Mútua de UFOs, parecem estar divididos sobre a ideia de que o Nightcrawler seja uma criatura real.

 

Perguntas sobre o Nightcrawler

 Quando os checadores de fatos do ''Parabreakdown'' tentaram duplicar esses vídeos, eles disseram que foram necessárias três tentativas antes de criar um vídeo que imitasse perfeitamente os vídeos do Nightcrawler.

Para demonstrar seu ponto de vista, eles usaram um boneco de pano, amarraram um fio entre dois pontos, depois puxaram a criatura de um local ao outro. Eles usaram técnicas de ruído e compressão de vídeo para filtrar os fios e fazer com que parecesse bem assustador. Quando se examina o vídeo do ''Parabreakdown'', parece ser uma reprodução perfeita das criaturas no vídeo original de Jose.

  

 

 

Os mitos dos nativos americanos e as esculturas DMV

Enquanto alguns teóricos da conspiração tentaram estudar o folclore dos nativos americanos para encontrar alienígenas semelhantes ao Nightcrawler, não há correspondência exata aparente. Os povos Yokuts, Miwok e Ohlone estão entre as tribos que foram discutidas.

Ao explorar o folclore algonquino, o Wendigo é um espírito mítico do mal encontrado em várias florestas e regiões lacustres dos EUA e do Canadá. Enquanto essa criatura tem braços longos, magros e monstruosos, também tem um torso completo, cabeça e chifres.

No folclore navajo, existem criaturas conhecidas como Skinwalkers, que representam a antítese dos antigos ensinamentos navajos. Um Skinwalker é conhecido por ser uma bruxa perigosa que pode se transformar em uma fera ou possuir um animal ou uma pessoa.

Enquanto os Skinwalkers podem assumir muitas formas, não há ligação genuína entre o folclore navajo e o fenômeno do Nightcrawler. Várias fontes relataram que um artista DMV, na Califórnia, expôs uma obra de arte que representa a criatura Nightcrawler. Essas altas representações de madeira foram feitas com troncos de árvores e pareciam estar sem braços e sem cabeça, parecidas com o Nightcrawler de duas pernas. O desafio não foi comprovar uma ligação entre a obra de arte e quaisquer mitos antigos ou avistamentos relatados.

 

  

Nightcrawlers e a Consciência Coletiva

Quando as lendas se fixam na consciência pública, elas começam a ganhar vida própria. Como a maioria das pessoas quer acreditar que existem alienígenas e outras criaturas vivendo entre nós, elas permitirão que sua imaginação corra livremente e ultrapasse os limites da realidade.

Desde o início dos anos 30, milhões de imagens que representam a vida alienígena foram evocadas e apresentadas ao público. É provável que, a partir dessas imagens conceitualizadas, a consciência coletiva tenha formado um consenso em torno dos tamanhos de olhos, pernas, rostos e outras características, para uma variedade de espécies, algumas reais, algumas fantasiosas.

Embora haja certamente fortes evidências de que alienígenas nos visitam e vivem entre nós, devemos permanecer críticos em relação a vídeos e fotos que estão espalhados pela blogosfera. Não há limites para a nossa imaginação coletiva.

Enquanto muitas outras histórias de visitas alienígenas parecem ser autênticas, o Nightcrawler de Fresno não tem o crédito do público para estar entre elas. Há problemas com essa lenda, principalmente que há muito mais representações fantasiosas da criatura do que relatos e vídeos em primeira mão.

O criptídeo Nightcrawler está se tornando cada vez mais popular em todo o mundo, principalmente porque os artistas inspirados estão postando suas interpretações nas mídias sociais. Algumas das representações do Nightcrawler parecem ser ultrajantes e assustadoras, enquanto outras são amáveis e fofas.

Se pesquisar na internet, você encontrará representações dessa maravilha sem braços em milhares de ilustrações, gifs, sequências animadas, adesivos, alfinetes e travesseiros, fantoches e bonecos costurados à mão, em exibição ou à venda. Essa obra de arte está aparecendo em todos os lugares.

Esses Nightcrawlers assustadores continuam a ser comercializados e celebrados em vários países e idiomas. É impressionante como essa criatura aparentemente benigna não tem, atualmente, sua própria franquia de Hollywood.

Fonte: Gaia.com, Canal João Marcelo e Tunguska Legendas

  

Saiba tudo sobre o UFO SUMMIT 2019 em www.ufosummit.com.br

O maior evento do ano da Ufologia Brasileira. Garanta a sua vaga!

 

     

Já está no ar a Edição 271 da Revista UFO. Aproveite!

Agosto de 2019

Abdução em Pascagoula