DESTAQUE

Ônibus espacial Discovery prepara retorno à Terra

Por
20 de Dezembro de 2006
Créditos: NASA

Os astronautas do Discovery reorganizaram a instalação elétrica da ISS e realizaram quatro caminhadas no espaço, a última das quais não estava prevista

Com discursos, fotografias e abraços em gravidade zero, a tripulação do ônibus espacial Discovery deu adeus à Estação Espacial Internacional (ISS) e a seus moradores, nesta terça-feira, 19, após uma visita de oito dias. A escotilha entre a base orbital e a nave fechou-se às 17h42, hora de Brasília. O Discovery deverá desprender-se da ISS ainda nesta terça-feira, assim que os preparativos para o retorno à Terra estiverem completos.

A astronauta americana Sunita Williams, que foi à ISS como membro da tripulação do Discovery, brincou ao empurrar com o pé, para fora da estação e rumo ao ônibus espacial, o alemão Thomas Reiter. Williams substituirá Reiter como integrante da tripulação da ISS.

O comandante da estação, Michael Lopez-Alegria, disse a Reiter que, das 32 pessoas com quem já esteve no espaço, o alemão mostrou "a maior combinação de competência, consciência e consistência".

Os astronautas do Discovery reorganizaram a instalação elétrica da ISS, realizaram quatro caminhadas espaciais e, na segunda-feira, executaram a mais complexa tarefa da missão: fazer com que um painel solar teimoso se dobrasse.