DESTAQUE

Neil Armstrong homenageado por familiares e colegas

Por
03 de Setembro de 2012
Michael Collins e Buzz Aldrin, companheiros de Neil Armstrong na Apollo 11, na cerimônia em homenagem ao colega.
Créditos: NASA/Bill Ingalls

Na última sexta-feira, 31 de agosto, familiares e colegas de Neil Armstrong, primeiro homem a pisar na Lua, participaram de uma cerimônia para homenagear o pioneiro espacial, falecido no último dia 25 de agosto, aos 82 anos, em virtude de complicações quando se recuperava de uma cirurgia no coração no inicio do mês passado.

Armstrong entrou para a História ao comandar o histórico voo da Apollo 11, quando em 20 de julho de 1969 desceu a escada do módulo lunar dizendo a frase: "Um pequeno passo para um homem, um salto gigantesco para a humanidade. A cerimônia ocorreu no Camargo Club de Cincinnati, e foi fechada para a imprensa.

Sabe-se que entre os presentes estavam os companheiros de Neil, Edwin "Buzz" Aldrin e Michael Collins, além dos astronautas do Projeto Apollo Bill Anders, Dick Gordon, Jim Lovell e Eugene Cernan. O senador por Ohio e astronauta do Projeto Mercury, John Glenn, também participou da homenagem.

Charles Bolden, administrador da NASA, disse: "Hoje prestamos tributo a um pioneiro norte-americano, um explorador, patriota e indivíduo que, com um "pequeno passo", realizou um sonho impossível. Familiares, amigos e colegas de Neil se unem para refletir sua extraordinária vida e carreira, e agradecem pelas bênçãos que ele dividiu conosco ao longo desse caminho".

Caças F/A-18 da Marinha norte-americana voaram sobre o local na formação conhecida como "missin man", homenageando o tempo de serviço de Armstrong como aviador naval. Também a NASA anunciou que em 12 de setembro uma homenagem será realizada em Washington, mas os detalhes ainda não são conhecidos.

Porém, em várias instituições ligadas a agência Armstrong está sendo homenageado, como no Centro de Voo Espacial Marshall, em Hunstville, Alabama, onde ocorreu uma cerimônia ao lado do foguete Saturno-5 ali exposto. Com mais de 100 m de altura, foi o veículo usado nas missões lunares. Evento similar aconteceu no Centro Espacial Kennedy na Flórida, no Centro Apollo/Saturno-5.

Na cidade natal de Neil, Wapakoneta, Ohio, o Museu Armstrong do Ar e do Espaço também foi palco de um trubuto público, onde os presentes piscaram para a Lua, seguindo o pedido que a família fez quando do anúncio do falecimento do astronauta. Já o Discovery Channel anunciou a exibição do documentário One giant Leap: A Neil Armstrong Tribute, enquanto a editora Easton Press fez uma parceria com a revista Life para o lançamento de um livro fotográfico, intitulado Neil Armstrong, 1930-2012, a ser lançado em outubro. Finalmente, a família Armstrong estabeleceu a Iniciativa Neil Armstrong de Novas Fronteiras, um fundo para beneficiar um hosital infantil em Cincinnati.

Veja fotos da cerimônia em homenagem a Neil Armstrong

Confira um vídeo relembrando a missão Apollo 11

Gráfico explicando os detalhes da primeira missão a pousar na Lua

Galeria de fotos da carreira de Neil Armstrong

Site da funcação com o nome do astronauta norte-americano

Livro: Dossiê Cometa

DVD: Viemos das Estrelas

Já está no ar a Edição 191 da Revista UFO. Aproveite!

Agosto de 2012

Viagem dentro de uma nave alienígena