DESTAQUE

Nave Rosetta prossegue pesquisa de cometa

Por
12 de Setembro de 2014
Autorretrato da nave Rosetta com o cometa a uma distância de 50 km ao fundo
Créditos: ESA

No próximo dia 15 de setembro a Agência Espacial Europeia (ESA) irá anunciar o local de pouso do módulo Philae. Levado a bordo da nave Rosetta, o aterrissador deverá realizar a primeira descida suave em um cometa em toda a história. O conjunto chegou ao cometa 67P/Churyumov–Gerasimenko em 06 de agosto, após uma viagem através do Sistema Solar de mais de dez anos.

A Rosetta leva o nome da Pedra de Rosetta, um bloco de pedra encontrado no Egito trazendo o mesmo texto em três diferentes idiomas. Philae divide o nome com um obelisco erguido em uma ilha do Rio Nilo, sendo que os dois artefatos auxiliaram a tradução dos hieroglifos do Antigo Egito. Da mesma maneira, a nave e o aterrissador devem auxiliar na compreensão dos cometas, corpos reminiscentes da formação do Sistema Solar. As modernas teorias do surgimento da vida creditam a esses corpos celestes um papel fundamental, caindo na Terra e trazendo água e compostos orgânicos a nosso planeta.

O módulo Philae, de 100 kg, leva 10 instrumentos científicos a fim de estudar o cometa. Rosetta carrega outros 11 equipamentos e eles devem acompanhar o 67P/Churyumov–Gerasimenko ao menos por um ano, verificando inclusive a atividade no corpo celeste quando da passagem pelo periélio, ponto de máxima aproximação solar, em 13 de agosto de 2015. Espera-se que sejam encontrados ácidos nucleicos e aminoácidos, entre outros compostos orgânicos complexos e essenciais à vida. As imagens já obtidas pela Rosetta mostram detalhes tão pequenos quanto 1,1 m, e a foto principal deste artigo foi obtida a uma distância de 50 km do cometa.

Veja um vídeo dos possíveis locais de pouso de Philae:



Visite o blog da missão Rosetta

Visite o site oficial da Rosetta

Novo cometa não deve colidir com Marte

Nave Rosetta tem histórico encontro com um cometa

Saiba mais:

Livro: Dossiê Cometa

DVD: Pacote NASA: 50 Anos de Exploração Espacial

crédito: Revista UFO
Pacote NASA: 50 Anos de Exploração Espacial
Pacote NASA: 50 Anos de Exploração Espacial

Veja em 50 Anos de Exploração Espacial os momentos mais emocionantes da trajetória da NASA, desde o primeiro homem em órbita até as missões do ônibus espacial. A série contém ainda detalhes do funcionamento de satélites espiões, do desenvolvimento da Estação Espacial Internacional e da implantação do telescópio Hubble. Conheça a verdadeira razão de não voltarmos mais à Lua e descubra que o destino agora é Marte, Vênus, Júpiter e mundos além do Sistema Solar, e quais são os planos da NASA para alcançá-los.

Já está no ar a Edição 184 da Revista UFO. Aproveite!

Dezembro de 2011

Nossa mais fantástica e reveladora viagem