DESTAQUE

Nave New Horizons aproxima-se de Plutão e faz novas imagens

Por
28 de Maio de 2015
Concepção artística da passagem da New Horizons por Plutão, com sua lua Caronte ao fundo
Créditos: NASA

O ano de 2015 ficará marcado pelos primeiros encontros da humanidade com os planetas anões do Sistema Solar. Após a chegada da nave Dawn a Ceres em 06 de março está chegando o momento de, pela primeira vez, observarmos Plutão de perto. No próximo 14 de julho, a nave New Horizons, também da NASA, irá passar pelo sistema do longínquo planeta anão, revelando de forma inédita detalhes dele e de suas luas. Entre os últimos dias 8 e 12 de maio a nave obteve novas imagens, a menos de 80 milhões de km de seu alvo.

Alan Stern, principal investigador da missão, disse: "Essas novas imagens nos mostram diferentes faces de Plutão, indicando que talvez possam existir complexos processos geológicos ou variações na composição da superfície, dependendo do local". Nas fotos é possível observar variações na superfície do distante mundo, evidenciadas por diferentes graus de luminosidade. Entre os pontos destacados por Stern estão a provável existência de calotas polares e no começo de julho a New Horizons poderá fornecer leituras espectroscópicas da superfície.

O ponto culminante, sem dúvida, será a passagem pelo sistema de Plutão em 14 de julho, a somente 12.500 km de sua superfície. As imagens então serão 5.000 vezes mais nítidas que as de agora. A missão de 700 milhões de dólares foi lançada em janeiro de 2006 e a New Horizons está atualmente a cerca de 4,75 bilhões de km da Terra. A cada dia, ela se aproxima mais 1,2 milhões de km de Plutão, a caminho do encontro histórico de julho. Uma iniciativa que está sendo considerada é a One Earth Message, na qual várias mensagens de pessoas, pesquisadores, professores, artistas e engenheiros seria enviada via rádio e em formato digital para a New Horizons, como uma mensagem interestelar para qualquer civilização alienígena que encontre a nave, nos moldes do Disco Dourado das Voyager 1 e 2.

crédito: NASA
Imagens de Plutão obtidas entre abril e maio pela New Horizons
Imagens de Plutão obtidas entre abril e maio pela New Horizons

Visite o site oficial da missão New Horizons

Site da Iniciativa da Mensagem da New Horizons

Confira um vídeo mostrando as cinco luas de Plutão

Liberada primeira foto em cores de Plutão e sua lua Caronte

Pontos brilhantes em Ceres são mais complexos do que se pensava

Nave Voyager 1 saiu do Sistema Solar

Saiba mais:

Livro: Dossiê Cometa

DVD: Pacote NASA: 50 Anos de Exploração Espacial

crédito: Revista UFO
Pacote NASA: 50 Anos de Exploração Espacial
Pacote NASA: 50 Anos de Exploração Espacial

Veja em 50 Anos de Exploração Espacial os momentos mais emocionantes da trajetória da NASA, desde o primeiro homem em órbita até as missões do ônibus espacial. A série contém ainda detalhes do funcionamento de satélites espiões, do desenvolvimento da Estação Espacial Internacional e da implantação do telescópio Hubble. Conheça a verdadeira razão de não voltarmos mais à Lua e descubra que o destino agora é Marte, Vênus, Júpiter e mundos além do Sistema Solar, e quais são os planos da NASA para alcançá-los.

Já está no ar a Edição 212 da Revista UFO. Aproveite!

Junho de 2014

Não é somente aqui na Terra