DESTAQUE

Nave Hayabusa 2 se aproxima do asteroide Ryugu

Por
26 de Junho de 2018
Concepção artística da nave Hayabusa 2 chegando ao asteroide Ryugu
Créditos: JAXA

A nave Hayabusa 2 da Agência Espacial Japonesa (JAXA) foi lançada em 2014 com destino ao asteroide Ryugu, de 900 m de extensão. O objeto se encontra atualmente a 280 milhões de quilômetros da Terra e a nave já se aproximou a menos de 150 km dele. A Hayabusa 2 está realizando um reconhecimento prévio com a câmera telescópica denominada ONC-T e deve se aproximar até cerca de 20 km do asteroide em 27 de junho. Hayabusa 2 está equipada com motores de manobra a hidrazina e um motor iônico.

A primeira missão Hayabusa foi a primeira, em 2010, a trazer para a Terra amostras de um asteroide, embora sua missão tenha sido problemática. A nova nave da JAXA deverá lançar sobre Ryugu um conjunto de três rovers de formato cilíndrico e um módulo de pouso construído na Alemanha chamado Mascot, que deverá realizar saltos na superfície do asteroide, aproveitando-se de sua baixíssima gravidade, e realizar observações na superfície. Os pequenos rovers são chamados Minerva-II, e farão cambalhotas na superfície a fim de estudar vários locais do asteroide.

A Hayabusa 2 está ainda equipada com um pequeno módulo de impacto, que será lançado na superfície de Ryugu, a fim de criar uma cratera e expor material fresco do asteroide. A nave, além de estudar a nuvem de detritos, irá se aproximar e tocar a superfície aberta da cratera com um equipamento de captura, a fim de coletar amostras e inseri-las na cápsula de retorno que trará de volta à Terra e que pousará de paraquedas. As imagens já obtidas mostram que Ryugu tem arestas e ângulos, além de várias crateras, e possui uma rotação retrógrada, ao contrário da maioria dos corpos do Sistema Solar. Ryugu se mostra semelhante ao formato de Bennu, objetivo da missão Osirix-Rex da NASA. A Hayabusa 2 estará a um quilômetro da superfície do asteroide em agosto, em setembro deverá liberar os módulos de pouso e rovers, e deverá partir rumo à Terra em dezembro de 2019, chegando ao nosso planeta em 2020.

Fotos do asteroide Ryugu obtidas pela Hayabusa 2, crédito JAXA

Visite o site da missão Hayabusa 2

Missão da NASA irá coletar amostras de asteroide

Mais um asteroide interestelar foi descoberto em nosso Sistema Solar

Oumuamua provavelmente sofreu violenta colisão há bilhões de anos

Próximo objetivo da nave New Horizons se revela mais misterioso do que antes se considerava

Uma estrela passou nas proximidades de nosso Sistema Solar 70.000 anos atrás

Saiba mais:

Livro: Dossiê Cometa

DVD: Pacote NASA: 50 Anos de Exploração Espacial

Veja em 50 Anos de Exploração Espacial os momentos mais emocionantes da trajetória da NASA, desde o primeiro homem em órbita até as missões do ônibus espacial. A série contém ainda detalhes do funcionamento de satélites espiões, do desenvolvimento da Estação Espacial Internacional e da implantação do telescópio Hubble. Conheça a verdadeira razão de não voltarmos mais à Lua e descubra que o destino agora é Marte, Vênus, Júpiter e mundos além do Sistema Solar, e quais são os planos da NASA para alcançá-los.

Já está no ar a Edição 243 da Revista UFO. Aproveite!

Fevereiro de 2017

Um duro golpe nas pretensões humanas