DESTAQUE

Nave Cassini fotografa interrupção no anel mais externo de Saturno

Por
24 de Junho de 2016
Foto mostrando a interrupção no Anel F de Saturno; logo abaixo e a direita, a lua Pandora, que pode ter influência no fenômeno
Créditos: NASA

Em texto para o site da Revista UFO publicado em abril de 2013, que pode ser conferido nos links abaixo, já alertávamos para o fenômeno de pequenas luas perturbarem os anéis de Saturno, gerando deformações ou mesmo interrupções, e como esse fato poderia ser explorado pelos mistificadores de sempre. Pois é exatamente o que está acontecendo agora, após a divulgação de uma imagem obtida pela nave Cassini da NASA, em órbita do gigantesco planeta. Obtida em abril de 2016, a foto mostra material escapando do anel F, o mais externo e que tem um raio de 140.220 quilômetros.

Qualquer objeto com suficiente massa, como um cometa, asteroide ou uma lua próxima, pode causar esse efeito. Na foto, que é a imagem principal deste artigo, se pode ainda observar a lua Pandora, de 80 km de diâmetro, cuja gravidade os cientistas especulam que pode afetar, em determinados pontos de sua órbita, o material de que é formado o anel. Esse pequeno mundo pode ter movido algum objeto maior dentro do anel causando o fenômeno, mas estudos e observações recentes mostram que sua influência não é tão grande como se pensava. As suspeitas recaem então sobre Prometheus, outra pequena lua que orbita muito próximo da margem interna do anel F, enquanto Pandora se situa perto da borda externa. E foi Prometheus a lua de Saturno analisada no artigo anterior, já mencionado.

Analisando a imagem, se pode constatar que, visualmente, o brilho do material do alegado objeto perturbando o anel F é o mesmo do material do próprio anel. Porém, isso não impediu as habituais barbaridades dos mistificadores, que sem qualquer outra imagem ou informação disponível chegam a falar em uma enorme nave alienígena antes dormente começando a se mover, perturbando o material do anel. Os mistificadores alegam que seria um caso semelhante à de outra mítica nave extraterrestre, encontrada na Lua na missão secreta Apollo 20. Afirmamos com muita tranquilidade que não existiram missões lunares após a Apollo 17, em dezembro de 1972. Como mostrado no texto, o Filme Apollo 18 trará mais teorias fantasiosas, disponível abaixo. Nele comprovamos ser impossível lançar um foguete Saturno V em segredo e desmontamos com o auxílio do programa Caçadores de Mitos cada uma das absurdas alegações dos negacionistas do pouso lunar e dos promotores das mentiras das missões Apollo secretas.

crédito: NASA
Foto de 2004 da Cassini, mostrando a lua Prometheus interferindo no Anel F
Foto de 2004 da Cassini, mostrando a lua Prometheus interferindo no Anel F

LUAS PERTURBAM OS ANÉIS

O fato é que o sistema de luas de Saturno, formado até o momento por 62 luas reconhecidas e outros pequenos corpos que ainda carecem de confirmação, é em alguns pontos muito caótico. A lua Prometheus, que conforme mostramos no artigo anterior tem, quando vista sob determinados ângulos, formato vagamente similar a um disco voador, tem uma órbita caótica e já foi fotografada criando formações compactas no anel F graças à sua gravidade. A conjunção dos fenômenos causa uma fuga das partículas que formam o anel na direção de Prometheus, criando o efeito fotografado pela Cassini. A nave inclusive já obteve imagens de Prometheus provocando outras dessas formações. E a órbita incerta de Prometheus também é causada pela proximidade de Pandora, aumentando então o efeito de perturbação no anel. Isso comprova a intensa dinâmica que acontece no sistema de Saturno, no qual os anéis são apontados pelos cientistas como tendo sido formados recentemente, há cerca de 100 milhões de anos. Existem fenômenos estranhos em vários mundos de nosso Sistema Solar, flagrados por nossos emissários robóticos, que são dignos de maior investigação, porém as absurdas alegações e mentiras dos mistificadores somente prejudicam a busca por um enfoque sério no estudo ufológico.

Site da missão Cassini

Infográfico da missão Cassini

Lua Prometheus tem formato similar a disco voador

Explicados misteriosos objetos nos mares de Titã

Filme Apollo 18 trará mais teorias fantasiosas

Nave Cassini pode auxiliar na busca pelo Planeta Nove

Nave Cassini obtém melhores imagens de Encélado

Lua de Saturno pode abrigar vida em oceano oculto

NASA estuda missão para procurar vida alienígena em lua de Saturno

Saiba mais:

Livro: Dossiê Cometa

DVD: Pacote NASA: 50 Anos de Exploração Espacial

crédito: Revista UFO
Pacote NASA: 50 Anos de Exploração Espacial
Pacote NASA: 50 Anos de Exploração Espacial

Veja em 50 Anos de Exploração Espacial os momentos mais emocionantes da trajetória da NASA, desde o primeiro homem em órbita até as missões do ônibus espacial. Reveja o incrível vôo de John Glenn na missão Friendship 7, o sucesso da Apollo 11 e os primeiros passos de Neil Armstrong na Lua, as viagens seguintes ao satélite e as operações conjuntas com a nave soviética Soyuz. Conheça a verdadeira razão de não voltarmos mais à Lua e descubra que o destino agora é Marte, Vênus, Júpiter e mundos além do Sistema Solar, e quais são os planos da NASA para alcançá-los.

Já está no ar a Edição 217 da Revista UFO. Aproveite!

Novembro de 2014

A descoberta de novos mundos

UPDATED CACHE