DESTAQUE

NASA Selfies: faça sua própria foto como astronauta no espaço

Por
29 de Agosto de 2018
A tela de abertura do aplicativo
Créditos: NASA

Essa é para arrasar nas redes sociais: a NASA desenvolveu um aplicativo para que o usuário faça uma selfie vestido como astronauta e com diferentes imagens do espaço ao fundo. É possível tirar fotos em locais como no centro da Via Láctea, na Nebulosa de Hélix, na Galáxia Messier 82 e fazer um spacewalk em 27 cenários belíssimos do universo. Basta apontar a câmera para seu rosto, escolher o fundo desejado  e tirar a foto.

Mas, além da diversão, o app, na verdade, foi criado para comemorar os 15 anos do lançamento do Spitzer Space Telescope. O telescópio espacial registra imagens com a detecção de radiação infravermelha ou de calor. Como a maioria das radiações infravermelhas é bloqueada pela atmosfera da Terra, não é possível fazer essas observações por meio de telescópios na superfície do planeta; logo, o envio do Spitzer surgiu para resolver essa questão.

Como a radiação infravermelha é capaz de passar por meio de nuvens de gás e poeira, que bloqueiam a luz visível, um telescópio como o Spitzer consegue observar o que há por trás dessas nuvens, registrando estrelas em formação, o centro de galáxias e até a formação de novos sistemas estelares. E as imagens escolhidas para servir de fundo das selfies do aplicativo foram justamente capturadas pelo Spitzer ao longo dos últimos quinze anos.

No app, não é possível acessar a galeria de fotos do smartphone e escolher qualquer uma de lá. Somente é possível tirar uma "NASA selfie" com fotos diretamente da câmera do aparelho, com a opção de compartilhá-las nas redes sociais. Outro detalhe é que o app só funciona no modo paisagem e, portanto, é preciso dar aquela viradinha no aparelho na hora de fazer a selfie, que sairá na horizontal.

Fonte: Science Alert

Você pode baixar o NASA Selfies para Android e iOS.

 

(Um clic na Galáxia de Andrômeda com imagem captada pelo telescópio Spitzer ao fundo. Crédito: NASA/David Vanzin)

Já está no ar a Edição 260 da Revista UFO. Aproveite!

Agosto de 2018

O ano em que eles inundaram a Europa