DESTAQUE

NASA oferece cobertura em tempo real da chegada de sua sonda a asteroide

Por
30 de Novembro de 2018
Um pedaço de asteroide aterrará na Terra numa cápsula que irá separar-se da sonda e está equipada com um escudo térmico e um paraquedas
Créditos: NASA / Goddard / University of Arizona

A agência espacial norte-americana (NASA) prepara a chegada, nesta segunda-feira (03), da sonda OSIRIS-Rex ao asteroide Bennu, do qual será retirada uma amostra na expectativa de dar novas pistas sobre a origem do nosso sistema solar. Trata-se da primeira missão da NASA que visa estudar e recolher uma amostra de um asteroide, neste caso um dos mais próximos da Terra e o menor corpo celeste alguma vez orbitado de tão perto por uma sonda, de acordo com a agência espacial.

Durante um ano, o aparelho vai estudar o corpo rochoso, sem aterrar nele, com o propósito de selecionar um local seguro e cientificamente interessante para recolher, em 2020, com o auxílio de um braço robótico, um fragmento de rocha que será enviado para análise na Terra, onde a sonda deverá regressar em 2023.

O braço robótico, que tem pouco mais de três metros de comprimento, irá tocar a superfície do asteroide durante cerca de cinco segundos, tempo em que será provocada uma explosão de gás nitrogênio (azoto) que causará oscilações na superfície, permitindo a recolha de fragmentos de rocha. Ao todo, só poderão ser feitas três tentativas de recolha de amostras.

(Sonda OSIRIS-REx. Crédito: NASA)

O pedaço de asteroide aterrará na Terra numa cápsula que irá separar-se da sonda e está equipada com um escudo térmico e um paraquedas. Segundo a NASA, a missão irá ajudar os cientistas a compreenderem melhor como os planetas do sistema solar se formaram e como a vida começou na Terra.  Asteroides como o Bennu contêm recursos naturais como: água, compostos orgânicos e metais.

A NASA vai transmitir o evento ao vivo das 11h45 às 12h15 (horário local), para destacar a chegada da primeira missão de retorno de amostras de asteroides da agência. O programa terá origem no controle de missão da OSIRIS-REx nas instalações da Lockheed Martin Space em Littleton, Colorado, e será transmitido pela NASA Television, pelo  Facebook Live, pelo  Ustream, pelo  YouTube  e pelo site da agência.  A NASA TV também apresentará um programa de previsão de chegada a partir das 11h15.

Os participantes no evento de cobertura de chegada incluem:

  • Michelle Thaller, moderadora do Centro de Voo Espacial Goddard da NASA, Greenbelt, Md
  • Rich Burns, gerente do projeto OSIRIS-REx, Centro de Voo Espacial Goddard da NASA, Greenbelt, Md
  • Heather Enos, investigadora principal do OSIRIS-REx, Universidade do Arizona, Tucson
  • Mark Fisher, engenheiro de espaçonave OSIRIS-REx, Lockheed Martin Space, Littleton, Colorado.
  • Coralie Adam, navegador de voos OSIRIS-REx, KinetX, Inc. Navegação Espacial e Dinâmica de Voo, Simi Valley, Califórnia

Em 3 de dezembro, o público poderá fazer perguntas usando a hashtag  #askNASA no Twitter ou deixando um comentário sobre a transmissão ao vivo do evento na  página Facebook da missão OSIRIS-REx .

Para mais informações sobre o OSIRIS-REx, visite: https://www.nasa.gov/osiris-rex

Fonte: NASA

Já está no ar a Edição 262 da Revista UFO. Aproveite!

Novembro de 2018

As abduções que ocorrem em família

UPDATED CACHE