DESTAQUE

NASA lançará sonda para analisar interior de Marte em 2018

Por
12 de Março de 2016
Concepção artística da Insight em Marte; lançamento foi remarcado para 2018
Créditos: NASA

Estudar o interior de Marte, buscando pistas a respeito da evolução do Planeta Vermelho, tem sido há muito tempo um objetivo da exploração espacial. Além disso, quando já se conhecem cerca de 2087 planetas alienígenas, muitos dos quais rochosos como Marte e Terra, entender como esses mundos se formam e evoluem, aproveitando um segundo exemplo próximo de nós, é uma oportunidade que os cientistas não poderiam desperdiçar.

A missão Insight, sigla que significa Exploração Interior usando Investigação Sísmica, Geodésica e transporte de Calor, tinha esse como seu objetivo, com lançamento planejado para março deste ano. Para analisar com precisão inédita o interior do mundo vizinho, a nave de pouso foi dotada de dois instrumentos principais, sendo um deles uma sonda que deverá penetar mais de cinco metros no solo marciano. O outro instrumento, designado como Experimento Sísmico para Estrutura Interior (SEIS), é composto por três sismômetros desenhados para medir atividade subsuperficial em Marte.

O SEIS necessita um ambiente de vácuo para suas medições extremamente precisas, porém um grave problema na câmara de vácuo, uma solda defeituosa que causou um vazamento, fez com que a NASA e a Agência Espacial Francesa (CNES), sócia da missão e construtora do instrumento, anunciassem em dezembro de 2015 que haviam desistido do lançamento em março de 2016, pela impossibilidade de reparar o problema a tempo. Seguiram-se meses de análises e estudos, com o objetivo de decidir se a missão, com custo de 675 milhões de dólares, deveria prosseguir.

MISSÃO RETOMADA PARA CONHECER A EVOLUÇÃO DE PLANETAS TERRESTRES

No último dia 9 a NASA e a CNES anunciaram que a Insight garantiu uma nova oportunidade, e a data do lançamento foi definida para 5 de maio de 2018, com chegada a Marte em 26 de novembro do mesmo ano. Terra e Marte se colocam em posição favorável para lançamento de missões espaciais uma vez a cada 26 meses, e a nova câmera de vácuo será construída pela NASA, com a CNES a cargo de fazer a integração final dos componentes. Com isso a missão irá proporcionar meios de conhecer mais a respeito da formação e evolução de planetas rochosos, do tipo terrestre. Outra missão confirmada para ser lançada em 2018 é a segunda fase do projeto Exomars, das agências espaciais europeia e russa, um rover que irá procurar por sinais de vida em Marte. No próximo dia 14 decolará do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, a fase 1 do Exomars, uma nave orbita quer lançará um módulo experimental de pouso.

Visite o site da missão Insight

Mande seu nome para Marte a bordo da InSight

Sonda para pouso em Marte não será lançada em 2016

Cratera onde pode ter existido vida entre os alvos do próximo rover em Marte

Fundador da SpaceX diz que humanos precisam colonizar Marte para sobreviver

Europa lançará nova missão para Marte em março

Marte possui água corrente na superfície na atualidade

NASA comemora dez anos dos primeiros rovers em Marte

Curiosity encontra mais elementos para vida em Marte

Saiba mais:

Livro: Dossiê Cometa

DVD: Pacote NASA: 50 Anos de Exploração Espacial

crédito: Revista UFO
Pacote NASA: 50 Anos de Exploração Espacial
Pacote NASA: 50 Anos de Exploração Espacial

Veja em 50 Anos de Exploração Espacial os momentos mais emocionantes da trajetória da NASA, desde o primeiro homem em órbita até as missões do ônibus espacial. Reveja o incrível voo de John Glenn na missão Friendship 7, o sucesso da Apollo 11 e os primeiros passos de Neil Armstrong na Lua, as viagens seguintes ao satélite e as operações conjuntas com a nave soviética Soyuz. Conheça a verdadeira razão de não voltarmos mais à Lua e descubra que o destino agora é Marte, Vênus, Júpiter e mundos além do Sistema Solar, e quais são os planos da NASA para alcançá-los.

Já está no ar a Edição 217 da Revista UFO. Aproveite!

Novembro de 2014

A descoberta de novos mundos