DESTAQUE

Nasa e SpaceX fazem hoje nova tentativa de lançamento espacial com transmissão ao vivo

Por
30 de Maio de 2020
Foguete Falcon 9 e a cápsula Crew Dragon
Créditos: NASA

Cancelado na quarta-feira com causa do mau tempo, NASA e SpaceX tentarão novamente hoje à tarde o lançamento da missão Demo-2, com dois astronautas a bordo da cápsula Crew Dragon. A transmissão será ao vivo e já começou há algumas horas.

 Está prevista para a tarde deste sábado (30), às 16h22 (horário de Brasília) a decolagem do primeiro voo espacial tripulado da nave espacial Crew Dragon, em uma missão que é fruto de parceria público-privada da Agência Espacial Norte-Americana (NASA) com empresa aeroespacial SpaceX.

Esta será a segunda tentativa de a NASA estabelecer mais um marco histórico. A primeira tentativa, feita na quarta-feira (27), acabou adiada devido ao mau tempo, inclusive com a possibilidade de tornado, segundo informou o serviço nacional de meteorologia dos Estados Unidos.

A missão, chamada Demo-2, será também “o primeiro voo em órbita de astronautas norte-americanos em foguetes norte-americanos a partir de solo americano desde o final da era do ônibus espacial, em 2011”, conforme definiu a própria Nasa.

Rumo ao céu


Preparativos de lançamento acontecem desde o amanhecer. Crédito: SpaceX

A decolagem será a partir do Centro Espacial Kennedy, na Flórida. Diante da necessidade de isolamento social, pela qual boa parte do planeta passa devido à pandemia de covid-19, a NASA anunciou que fará uma transmissão especial, via internet, da decolagem da nave espacial que levará os astronautas Robert Behnken e Douglas Hurley até a Estação Espacial Internacional (ISS).

Há, ainda , alguma possibilidade de que também esse lançamento seja cancelado devido ao mau tempo, pois para um lançaemnto desse tipo não basta que haja algumas horas de bom tempo como acontece no caso de lançamento de satélites.

Mara missões tripuladas o tempo rpecisa estar firme e em condições em que haja pouca eletricidade no ar para que não haja acidentes graves e até explosões. A NASA informou que ainda tem algumas de lançamento na semana que vem, portanto, se a missão não se concretizar hoje, ainda teremos emoções à frente.

Para viver essa experiência de acompanhar virtualmente os bastidores, lançamento, bem como para acessar o calendário, atualizações sobre o andamento da missão, basta que fazer o cadastro no site especial da Nasa.

Você pode acompanhar tudo o que acontece no vídeo abaixo:

 

 

Fonte: Agencia Brasil    

Já está no ar a Edição 267 da Revista UFO. Aproveite!

Abril de 2019

Um metal extraterrestre