DESTAQUE

NASA avisa sobre asteroide que passará próximo à Terra logo após o Halloween

Por
24 de Agosto de 2020
Asteroide rumo à Terra
Créditos: Revista UFO

Ele não é grande e provavelmente queimará na atmosfera, mas porque vai passar perto de nós bem na véspera das eleições nos Estados Unidos, acabou virando manchete e levantando teorias malucas sobre o futuro do país.

 Um asteroide se aproximar da Terra não é exatamente uma novidade, eles estão por aí boa parte do tempo e nós sequer prestamos atenção. Mas, estamos em 2020 e há uma tendência ao exagero no ar.

Por efeito da pandemia, mas não só, as teorias da conspiração com viés religioso ganharam corpo e tudo é visto como “um sinal do céu”.

Quem acompanha nosso site sabe que várias vezes durante este ano nós fizemos matérias para desmentir casos envolvendo extraterrestres ou o fim do mundo. E lá vamos nós outra vez:  O mundo não será destruído por um asteróide. Mas ele realmente passará bem perto de nós. 

Desde 2018


Crédito: Conhecimento Científico

 Um objeto celestial conhecido como 2018VP1 está previsto para se aproximar da Terra no dia 02 de novembro de 2020, de acordo com o Centro para Estudo de Objetos Próximos à Terra, no Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa (JLP).

O diâmetro do objeto é de cerca de dois metros, de acordo com os dados da agência. O objeto foi identificado a primeira vez pelo Observatório Palomar na Califórnia, em 2018.

A Nasa diz que há três impactos potenciais, mas que "com base em 21 observações que abrangem 12.968 dias”, a agência determinou que o asteroide provavelmente não teria qualquer impacto, muito menos traria o Armageddon., caso atingisse nosso planeta.

A chance de ele nos atingir é de apenas 0,41%, segundo os dados. A CNN, que publicou a notícia originalmente, procurou a Nasa para comentários adicionais ou informações atualizadas, mas não obteve resposta.

Enquanto isso as teorias sobre a reeleição de Trump, as revoltas sociais e mais uma série de assuntos que interessam aos norte-americanos vão sendo misturadas ao asteroide pela máquina de moer das teorias da conspiração. Efeito 2020 apenas?

O que são asteroides


Crédito: Conhecimento Científico

Sempre ouvimos falar em asteroides, e a maioria de nós acredita que eles sejam apenas pedras e gás. Não é bem assim, Asteroides são corpos celestes rochosos de formação metálica que orbitam Sol, bem como planetas. No entanto, não podem ser classificados como planetas, porque não possuem tamanho e massa suficiente.

Diferentemente de outros corpos espaciais, eles não possuem uma forma definida e têm tamanhos variados. Um asteroide pode chegar a ter centenas de quilômetros de diâmetro, ou apenas poucos metros. E não contêm gases e gelo em sua formação como os meteoros e cometas.

Esses tipo de corpo celeste foi notado pela primeira vez por Johann Titus e Johann Bode, no século 18.  A maioria, deles se encontra entre as órbitas de Marte e Júpiter, formando o Cinturão de Asteroides. A palavra “asteroide” vem do grego áster, que significa estrela, e o sufixo eidos, que indica semelhança. Ou seja, “semelhante à estrela”.

Fontes: CNN e Conhecimento Científico

Veja, abaixo, um video sobre o que aconteceria se a Terra fosse atingida por um asteroide:

Já está no ar a Edição 266 da Revista UFO. Aproveite!

Março de 2019

Fomos visitados