DESTAQUE

NASA anuncia que data do primeiro voo de helicóptero em Marte está se aproximando

Por
02 de Abril de 2021
Uma ilustração do helicóptero Ingenuity voando em Marte e sendo registrado pelo rover Perseverance.
Créditos: NASA/JPL-Caltech

A NASA anunciou ontem, quinta-feira, 01 de abril, que está quase tudo pronto para o primeiro voo do helicóptero Ingenuity em Marte. Os últimos ajustes já estão sendo feitos e a decolagem está prevista para acontecer antes do dia 11 de abril.

O Ingenuity Mars Helicopter – que chegou a Marte juntamente com o rover Perseverance, em 18 de fevereiro – possui formato de drone e pesa pouco menos de dois quilos. Para voar no ambiente de Marte ele é leve, contando com quatro rotores produzidos com fibra de carbono que medem pouco mais de um metro cada um. Para sobreviver às noites frias do planeta vermelho – que chegam a 125oC negativos – ele deve ter energia suficiente para alimentar os aquecedores internos.

Por isso o helicóptero é munido também com placas que ajudam a captar energia solar. “Voar de maneira controlada em Marte é muito mais difícil do que voar na Terra. O planeta vermelho tem gravidade significativa (cerca de um terço da força na Terra), mas possui um volume de atmosfera de menos de 1% do que o que temos aqui, ao nível da superfície”, diz Lori Glaze, diretora da Divisão de Ciência Planetária na sede da NASA.

O helicóptero Ingenuity fará ao menos cinco voos de reconhecimento aéreo no planeta Marte e percorrerá distâncias que podem superar 300m. Nesta fase ele não irá realizar estudos científicos, mas apenas testes de voo. “Não há instrumentos científicos a bordo e nem metas de obtenção de informações científicas”, explica MiMi Aung, gerente de projeto da Ingenuity Mars Helicopter no Jet Propulsion Laboratory (JPL).


O helicóptero Ingenuity, da NASA, pode ser visto aqui com todas as quatro pernas posicionadas antes de cair da barriga do rover Perseverance, em 30 de março de 2021.
Fonte: NASA/JPL-Caltech

A equipe está confiante de que todos os dados de engenharia que desejam obter na superfície de Marte e no alto podem ser obtidos com essa missão. O último passo antes da decolagem – que ainda pode mudar de data, segundo a NASA – era encontrar uma base de voo segura.

O rover Perseverance soltou, no dia 30 de março, o helicóptero Ingenuity em um local plano e sem obstáculos dentro da cratera Jezero, onde estão. Se a missão for bem-sucedida, a expectativa é a de que outras aeronaves ajudem a traçar rotas que seriam percorridas por rovers terrestres e realizar estudos aéreos de montanhas e fendas de difícil acesso para outros equipamentos. A previsão é de que o primeiro teste ocorra até o dia 11 de abril.

Fonte

UFO Recomenda

Já está no ar a Edição 277 da Revista UFO. Aproveite!

Fevereiro de 2020

UFOs no espaço até a Lua