DESTAQUE

NASA acaba de confirmar que há traços de vapor d'água na lua Europa

Por
16 de Dezembro de 2019
Ilustração
Créditos: NASA's Goddard Space Flight Center/David Ladd

A NASA confirmou que a equipe de pesquisadores do Goddard Space Flight Center encontrou traços de vapor de água acima da superfície da lua de Júpiter,  Europa. Essa é uma grande descoberta, já que o satélite natural do planeta é uma das prioridades na busca de vida extraterrestre. Segundo artigo publicado na revista Nature Astronomy, a equipe da NASA descobriu vapor de água suficiente para encher uma piscina olímpica em minutos. Das 17 observações feitas do Observatório WM Keck, no Havaí, os cientistas detectaram o vapor de água em apenas uma delas. Foi usado um espectrógrafo para detectar as composições químicas das atmosferas de outros planetas, examinando a luz infravermelha que eles liberam ou absorvem.

"Sugerimos que a liberação de vapor de água na lua Europa ocorra em níveis mais baixos do que o estimado anteriormente, com apenas eventos raros, e localizados, de atividade mais forte”, escreveu Lucas Paganini, pesquisador chefe e cientista planetário da NASA. Mais de duas décadas atrás, a sonda norte americana Galileo encontrou evidências de um líquido condutor de eletricidade na superfície da lua. Em 2018, uma análise de dados encontrou evidências de enormes quantidades de fluido. “Eventualmente teremos que nos aproximar de Europa para ver o que realmente está acontecendo”, disse o cientista planetário Goddard Avi Mandell.

A próxima missão Europa Clipper, da NASA, terá uma visão muito mais próxima da superfície da lua de Júpiter, em 2023. A sonda terá um conjunto de câmeras, espectrômetros e um radar para investigar a espessura da crosta gelada da Europa durante 45 sobrevoos. A NASA divulgou um vídeo explicando a descoberta. Veja abaixo:

Fonte: Science Alert

Já está no ar a Edição 274 da Revista UFO. Aproveite!

Novembro de 2019

Anunnakis nas Américas