DESTAQUE

Não é UFO, é fake ou engano e você precisa saber - II

Por
15 de Junho de 2020
Concepção artística de um UFO
Créditos: Fox News

Vídeos e fotos de UFOs têm sido fraudados desde o início da Ufologia, mas nada se compara ao que temos visto acontecer na última década, quando os números dispararam. Neste artigo apresentamos mais alguns vídeos famosos que não são bem o que parecem ser. Alguns são impressionantes pela perfeição. E são fraudes.

Na semana passada publicamos um vídeo que mostrava alguns casos de fraudes e enganos em imagens que foram confundidas como sendo fotos e filmagens s de UFOs. A compilação foi feita pelo conselheiro especial da Revista UFO João Marcelo Marques Rios.

Na verdade, há tanto material acumulado ao longo dos anos que é possível se fazer não um, mas uma série inteira de vídeos sobre as fraudes e enganos da Ufologia. Muitas das imagens, inclusive, são mostradas como sendo verdadeiras por supostos especialistas. Em tempos de redes sociais tudo se multiplica em velocidades espantosas e se dá importancia a algo que deveria apenas ser descartado.

Um exemplo recente de algo que nunca aconteceu e que se transformou em um “caso ufológico”, movimentou pessoas e emissoras de TV, chegou ao exterior e virou motivo para lives e palestras é o Caso Magé, a viúva Porcina da Ufologia recente, aquele que foi sem nunca ter sido.

 

Enganos honestes e fraudes elaboradas

 
Cena da série Blue Book {2109] Crédito: History Channel

A quantidade de fakes que circulam por aí é tão grande, que nem sempre conhecemos todos. Por isso, constantemente vemos renascer algum fake esquecido sendo apresentado como novo, enganando o público

Todos nós já caímos em fake news dos mais variados tipos, e em se tratando de Ufologia, mesmo pesquisadores experimentados às vezes se confundem, dada a perfeição com que algumas fraudes são feitas. E além das fraudes há também os enganos na interpretação do que é visto.

Uma foto ou filmagem que à primeira vista mostraria UFOs em pleno voo na opinião da maioria de nós, nas mãos de um especialista em análise de imagens, como é o caso do especialista e nosso consultor Toni Inajar Kurowski, mostra aves, Vênus, reflexos e mais uma série de elementos comuns que simplesmente pelo ângulo e iluminação da imagem se parecem com outra coisa.

“Muitos enganos são honestos e legítimos, afinal a maioria das pessoas não é analista de imagens”, diz Kurowski, “O problema são os mal-intencionados, que usam a ignorância das pessoas para lucrar com ela”, explica ele.

Pois é, sempre vale uma observação: nunca acredite, pesquise. Ufologia não é religião, não tem dogmas nem está acima de questionamentos. Ufologia é estudo, pesquisa e muita reflexão. Não aceite tudo como sendo real, mesmo porque 99% das vezes o que vemos não é um UFO.

Veja, abaixo, mais uma compilação de enganos e fakes:

Já está no ar a Edição 276 da Revista UFO. Aproveite!

Janeiro de 2020

A Ufologia e seus demônios