DESTAQUE

Modelo de disco voador nazista é retirado de prateleiras por fabricante norte-americano

Por
27 de Junho de 2018
Arte da caixa do modelo para montar o disco voador nazista Haunebu II
Créditos: Revell

Há décadas a Ufologia Mundial convive com a teoria de conspiração que alega que os nazistas, seja pelo esforço de seus cientistas ou por terem obtido acesso à tecnologia alienígena de UFOs acidentados, em casos dos quais não existe praticamente qualquer evidência, construíram várias naves similares a discos voadores. Um deles foi o Haunebu II, que a fabricante de miniaturas norte-americana Revell oferece na escala 1:72 em um kit plástico para montar. A marca possui inúmeros outros modelos dos mais variados veículos, muitos dos quais de franquias de ficção, como evidentemente o próprio Haunebu II é igualmente uma peça de ficção.

Na planta do modelo descreve-se o disco nazista como tendo sido construído em 1943, sendo capaz de voar a 6.000 km/h e que foi o primeiro objeto construído pelo homem com objetivo de ir ao espaço. A arte na caixa mostra o suposto UFO nazista combatendo bombardeiros Convair B-36 Peacemaker norte-americanos, tipo que voou pela primeira vez em 8 de agosto de 1946, entrou em serviço em 1949, e foi aposentado em 12 de fevereiro de 1959. Ou seja, de maneira muito óbvia, fica claro que o Haunebu II não passa de uma aeronave fictícia, bastando para isso uma pequena pesquisa, elemento absolutamente essencial quando se pratica o modelismo de construção de miniaturas. Porém, conforme notícia do periódico Bild, a Associação de Proteção à Criança da Alemanha alegou que não estava suficientemente claro na descrição do modelo que ele é uma obra de ficção.

Isso motivou uma série de protestos contra a Revell, que tentou se desculpar com a declaração: "É de fato uma aeronave legendária e extraordinária, cuja existência não pode ser provada. Infelizmente, a descrição de nosso produto não expressa isso adequadamente e nos desculpamos". As desculpas não adiantaram e a fabricante foi obrigada a remover o Haunebu II das prateleiras. Contudo, o modelo continua disponível em vários serviços de venda online, bem como kits quase idênticos em outras escalas, de fabricantes tais como Squadron Models e Pegasus Hobbies. Não há informações de que estas marcas estejam enfrentando os mesmos protestos desferidos contra a Revell, e vale lembrar que este e vários outros produtores de modelos possuem kits de outras aeronaves da Alemanha nazista que jamais passaram do estágio de protótipo ou nunca foram de fato construídas. Alguns poderão até de forma justificada expressar temores sobre acobertamento de informações e outros a respeito de ameaças contra a liberdade de expressão diante desse lamentável caso.

Caixa do kit do Haunebu II, crédito Revell

Confira detalhes sobre o Haunebu II da Revell

A Pegasus Hobbies tem um modelo de UFO da Área 51

O tema dos naziufos foi explorado no filme Iron Sky

Estátua budista que interessou aos nazistas veio do espaço

O mistério da Lemúria e sua repercussão na Ufologia e na ficção

Documentário alega que Marilyn Monroe revelaria a verdade sobre os alienígenas

Prossegue a intensa atividade nas proximidades da Área 51

UFOs sobrevoaram instalação atômica em 1945

Saiba mais:

Livro: Cataclismo

Por todos os cantos do planeta encontramos evidências de que a trajetória da espécie humana teve uma paralisação em algum momento da Antiguidade. São abundantes os artefatos e monumentos construídos há milhares de anos que parecem ter sido atingidos por este momento crucial de nossa história. O autor de Cataclismo: A Tragédia que Apagou a História Humana, o consagrado pesquisador e escritor canadense Brien Foerster, astro da série Alienígenas do Passado, do History Channel, sustenta que este episódio raro teria se dado por volta de 12 mil anos atrás.

DVD: A Política de Acobertamento

Já está no ar a Edição 39 da Revista UFO. Aproveite!

Dezembro de 2005

Segredos históricos são revelados

UPDATED CACHE