DESTAQUE

Missão europeia em Marte fotografa uma figura parecida com um anjo na superfície do planeta

Por
17 de Dezembro de 2020
Visão em perspectiva do “anjo” em Marte, com o coração à direita
Créditos: ESA

Inúmeras estranhas figuras têm sido registrada no planeta vizinho, dando margem às mais variadas interpretações. Isso ocorre desde que, nos anos 80, a Voyager registrou o que parecia ser um rosto em Marte, que até hoje é tratado como um por muitos pesquisadores

 A Agência Espacial Europeia (ESA) divulgou uma imagem curiosa da superfície de Marte capturada pela câmera estereográfica de alta resolução (HRSC) a bordo do satélite Mars Express. Na foto, que mostra uma região próxima ao Polo Sul do planeta, podemos ver o que parece ser a imagem de um anjo em Marte, com um halo e asas abertas, e um coração à sua direita. 

Segundo a ESA, o Polo Sul de Marte é tipicamente coberto por uma camada de gelo de 1,5 km de espessura e 400 km de diâmetro, da qual 12% é água e o resto é dióxido de carbono (gelo seco). Como o Hemisfério Sul do planeta está atualmente no verão, a região tem a menor quantidade de gelo no ano, o que tornou a figura visível. 

Fenômeno chamado pareidolia

Obviamente, ninguém desenhou um anjo em Marte. A aparência da imagem, que, na verdade, mostra vales, dunas, crateras de impacto e outros acidentes geográficos naturais, pode ser explicada por um fenômeno chamado pareidolia. É a tendência que temos de interpretar um estímulo visual como um objeto conhecido, e nos leva a ver corações em nuvens ou o rosto de Jesus Cristo em uma torrada. 

A ESA afirma que o anjo em marte é uma combinação de elementos. A mão da figura, à esquerda, é um “poço de sublimação”, que se forma quando o dióxido de carbono é aquecido e passa do estado sólido para o gasoso, deixando um buraco na superfície do planeta. 

Inúmeras estranhas figuras têm sido registradas na superfície do planeta vizinho, dando margem às mais variadas interpretações. Isso ocorre desde que, nos anos 80, a Voyager registrou o que parecia ser um rosto em Marte, que até hoje é tratado como um por muitos pesquisadores. Eles defendem que uma antiga civilização teria habitado o planeta. 


A figura que muitos pesquisadores ainda consideram um enorme rosto humano escupido na superfície marciana
Crédito: Arquivo UFO 

O livro da Revista UFO Annunaki em Marte é uma das obras que melhor abordam a questão desta suposta antiga civilização. Seu autor, o norte-americano Mike Bara, afirma que, antes de virem para a Terra e virarem os deuses dos sumérios, os anunnaki – que significa “aqueles que doa céus desceram na Terra” – teriam erguido uma grande e avançada civilização. 



Clique aqui para comprar o livro: https://loja.ufo.com.br/produto/annunaki-em-marte/1351

Fonte: Olhar Digital e Agência Espacial Europeia (ESA).

UFO Recomenda

Já está no ar a Edição 277 da Revista UFO. Aproveite!

Fevereiro de 2020

UFOs no espaço até a Lua