DESTAQUE

Ministério da Defesa do Japão elabora protocolos de UFOs em resposta a imagens dos Estados Unidos

Por
05 de Maio de 2020
Fouças de autodefesa do Japão em exercício conjunto
Créditos: Japan Times

Muito embora os vídeos divulgados pelo Pentágono não fossem novidade, o fato de a Defesa dos Estados Unidos assumir sua autenticidade parece ter desencadeado uma serie de reações por parte da Defesa de outros países, além de ter trazido os UFOs de volta à mídia

 Segundo matéria publicada pelo jornal Japan Times, o Ministério da Defesa do Japão planeja elaborar protocolos para os casos de encontro com UFOs por parte de suas Forças Armadas à luz da recente decisão do Departamento de Defesa dos Estados Unidos de divulgar vídeos dos objetos misteriosos.

O ministério considerará procedimentos para responder, registrar e relatar os encontros com UFOs, pois sua natureza desconhecida pode causar confusão entre os pilotos das forças de defesa.

Os vídeos divulgados segunda-feira pelos Estados Unidos foram gravados em 2004 e 2015. Alguns mostram um objeto voador elíptico com velocidade e capacidade de manobra sem precedentes.

Como sabemos – e a Revista UFO vem publicando desde o final de 2017, quando o mundo foi surpreendido por uma matéria dos jornal The New York Times denunciando a existência, dentro do Pentágono, de um departamento para estudo de UFOs –, os vídeo já circulavam desde 2017, e já haviam, inclusive, sido autenticados pela Marinha dos Estados Unidos.

 

Ameaças constantes


Ilhas Senkaku/Diaoyu, local de disputa entre Japão e China
Crédito: OESP

Conforme o ministro da Defesa do Japão Taro Kono, disse na terça-feira que os pilotos da militares japoneses nunca encontraram UFOs, mas que o ministério desenvolverá protocolos para essa possibilidade.  Mas será que podemos levar isso ao pé da letra?

O Pentágono também dizia, mesmo depois de os vídeos já estarem circulando e serem autenticados pela Marinha, que anda daquilo era verdade e que os militares americanos não investigavam UFOs. Nesse jogo de poderes, é sempre muito difícil sabermos quem fala a verdade.

Lembrando aqui que o Japão sobre constantes ameaças da Coreia do Norte e que tem uma disputa antiga com a China em relação às ilhas Senkaku/Diaoyu, localizadas no Mar da China. Portanto, ameaças áreas com toda certeza preocupam o governo e são investigadas por ele.

 

Fora dos radares


Forças militares japonesas durante exercício
Crédito: Japan Times

Segundo o ministério do Japão, os caças da Força de Autodefesa Aérea (ASDF) de suas sete bases, que vão das cidades de Hokkaido a Okinawa, são utilizados para monitorar e identificar aeronaves de nacionalidade desconhecida.

Se parece que tal aeronave pode entrar no espaço aéreo japonês, os caças pedem que mude de rumo, no idioma inglês. Uma vez determinada sua nacionalidade, a solicitação é repetida no idioma do país.

Se a aeronave entrar no espaço aéreo japonês, a ASDF poderá disparar tiros como sinal, incluindo balas de rastreamento, e forçar o intruso a pousar. Não está claro se tais procedimentos seriam eficazes contra os UFOs.

É possível que os UFOs não possam ser detectados por sistemas de radar terrestres e, portanto, possam ser encontrados por aviões SDF em missões de treinamento ou vigilância.

 

Intenção e análise


Misnistro Taro Kono Crédito: Japan Times

"Se forem encontrados, o treinamento será cancelado imediatamente", disse uma fonte do ASDF ao Japan News. "Vamos procurar identificá-lo a uma distância segura, incluindo se é um drone, e reportá-lo ao Centro de Direção de Defesa Aérea para orientações".

"Para ser sincero, não acredito em UFOs", disse Kono. "Mas como o Departamento de Defesa divulgou esse vídeo, eu gostaria de ouvir do lado americano sobre sua intenção e análise".

A verdade é que todos nós gostaríamos de ouvir sobre a intenção e as análises dos Estados Unidos sobre esse assunto, mas o que ficou claro com a divulgação do Pentágono é que para os militares norte-americanos. O assunto acabou ali. Pelo menos até a próxima matéria do New York Times.  

 

Fonte: Japan Times

Assista, abaixo, um video sobre UFOs no Japão:

Já está no ar a Edição 258 da Revista UFO. Aproveite!

Junho de 2018

Que tecnologia é esta?