DESTAQUE

Ministério da Defesa da Argentina desclassifica a documentação do Caso Bariloche, ocorrido em 1995

Por
17 de Setembro de 2020
UFO se aproxima de avião em processo de pouso
Créditos: Revista UFO

O mais famoso caso ufológico argentino em sua documentação desclassificada pelo Ministério da Defesa e disponibilizada ao público graças às ações da Comisión de Estudios de Fenómeno OVNI de la Republica Argentina (Cefora).

 Em 31 de julho de 1995, um blackout tomou conta de Bariloche, famoso destino turístico da Argentina que recebe pessoas de todo o mundo por suas muitas atrações e extrema beleza natural.

O apagão, que começou no estacionamento do aeroporto, se estendeu por toda cidade, e fez com que as autoridades tomassem providências urgentes pois havia tráfego aéreo acontecendo na região.

Enquanto corriam para iluminar a pista com o equipamento auxiliar, a equipe de emergência do aeroporto viu um UFO intensamente iluminado pairando sobre o prédio principal e alguns dos hangares a uma altitude que lhe permitia clarear o solo e até uma das testemunhas.

 

Perigo no ar


O perigo de encontros aéreos com UFOs. Crédito: Revista UFO

Naquele momento aproximavam-se para pouso um Boeing 727 das Aerolíneas Argentinas proveniente de Buenos Aires com 100 pessoas a bordo, e também um avião Cheyenne da polícia argentina, que estava indo retirar uma pessoa doente.

Ao se aproximar o comandante da Aerolíneas Jorge Polanco viu um objeto desconhecido e comunicou à Torre de Controle, que o informou que havia outro avião nas imediações, mas que vinha pelo lado oposto, portanto não seria o mesmo.

O comandante viu que o UFO se posicionava à direita de seu avião a uma distância muito curta, e conseguiu identificar luzes verdes em suas extremidades e uma forte claridade laranja no centro, a mesma pelas testemunhas do aeroporto, como sendo âmbar.

Quando o comandante já se preparava para pousar, o UFO vez uma manobra em altíssima velocidade e com tal intensidade que sua luz chegou a cegar Polanco momentaneamente.

Felizmente o comandante conseguiu pousar a aeronave em segurança, mas os detalhes deste incrível e importante caso não terminaram ali. Para conhecer o Caso Bariloche por completo, por favor clique aqui e leia a matéria que a UFO publicou sobre ele

 

Liberação de documentos

 
Crédito: Cefora

Como ficou claro, o Caso Bariloche envolveu pessoas com alto conhecimento técnico e também comunicações oficiais entre piloto e Torre de Controle, além de órgãos civis e militares que corroboraram a veracidade dos fatos registrados naquela noite.

Mas os pesquisadores queiram mais, eles queriam a documentação oficial da Defesa argentina sobre esse incrível episódio ufológico. E, hoje, 24 anos após a ocorrência, a documentação foi finalmente liberada.

Fato inédito na Argentina, a liberação ocorreu graças aos incansáveis esforços de uma organização civil chamada Comisión de Estudios de Fenómeno Ovni de la República Argentina (Cefora), comandada pela ufóloga e consultora da Revista UFO Andrea Simondini.

A Cefora tem sua organização e método de ação baseados na vitoriosa iniciativa brasileira comandada pela Comissão Brasileira de Ufólogos (CBU) que capitaneou a campanha UFOs, Liberdade de Informação Já, que conseguiu a liberação e milhares de páginas de documentação sobre UFOs junto às Forças Armadas do Brasil.

No caso argentino, os pedidos de liberação de documentação foram feitos por meio de pedidos de cidadãos, conforme faculta a Lei de Liberdade de Informação daquele país.

Com uma atitude generosa e no melhor espírito da pesquisa que une todos os ufólogos sérios e bem intencionados, independentemente de onde se encontrem, a Cefora disponibilizou todos os documentos para download, inclusive com todas s informações do processo de liberação.

É uma grande notícia para a Ufologia Argentina e Mundial, uma vez que todos nós nos beneficiaremos desta brilhante conquista. A Revista UFO parabeniza a Cefora e Andrea Simondini por seu irretocável trabalho e por seus incansáveis esforços em prol da Ufologia.

Para baixar a documentação dis ponibilizada pela Cefora, por favor, clique aqui

Assista, abaixo, um video incrivel sobre o Caso Bariloche:

Já está no ar a Edição 278 da Revista UFO. Aproveite!

Março de 2020

Miscigenação com aliens