DESTAQUE

Minissérie do canal SyFy sobre nave norte-americana dos anos 60

Por
16 de Dezembro de 2014
Ascension é uma nave de gerações, lançada nos anos 60 pelos EUA, na nova minissérie do canal SyFy
Créditos: SyFy

Ascension é a nova minissérie do SyFy (antigo Sci-fi Channel), explorando a vida dos personagens a bordo da nave cujo nome dá título ao programa, lançada nos anos 60 pelos Estados Unidos para preservar a raça humana. As 600 pessoas a bordo da Ascension são descendentes dos primeiros tripulantes, na metade de seu caminho até o sistema de Alpha Centauri, que a 4,3 anos-luz é o mais próximo do nosso. O programa, em três episódios, explora o conceito do Projeto Orion, que de fato foi desenvolvido entre 1957 e 1965.

O Projeto Orion pretendia desenvolver o conceito de propulsão nuclear, no qual bombas atômicas seriam detonadas atrás de uma nave de 4.000 toneladas. À razão de até quatro bombas por segundo, as explosões seriam absorvidas por uma grande placa situada na parte traseira da nave. Esta seria ligada ao veículo por meio de amortecedores, garantindo um impulso contínuo e estudos feitos com explosivos convencionais confirmaram que o conceito funcionaria. A teoria apontava que uma nave da classe Orion poderia atingir até 10 por cento da velocidade da luz, atingindo então Alpha Centauri após cerca de 43 anos de viagem.

O Tratado de Banimento de Testes Nucleares, em 1963, proibiu qualquer detonação nuclear dentro da atmosfera da Terra. A NASA, entretanto, chegou a desenvolver a ideia até 1965, para um voo tripulado a Marte. O cientista Freeman Dyson, idealizador do projeto, elaborou planos para uma missão a Marte em 1965 e para alcançar Saturno ao redor dos anos 70. Muitos chegaram a considerar a propulsão Orion seriamente também para enviar sondas não tripuladas em missões interestelares. De fato, um veículo tão grande quanto a Orion deveria ser montado em órbita e desde que detonadas a distâncias seguras da Terra, as bombas atômicas não ofeceriam perigo no espaço, já preenchido por todo tipo de radiação cósmica. Porém, o projeto foi abandonado.

VIDA A BORDO DA GRANDE NAVE

crédito: SyFy
Tricia Helfer (centro) participou de Battlestar Galactica
Tricia Helfer (centro) participou de Battlestar Galactica

A minissérie do SyFy parte da premissa de que o Projeto Orion levou ao lançamento de uma missão interestelar tripulada. A Ascension foi lançada nos anos 60, auge da Guerra Fria entre os Estados Unidos e a União Soviética, a fim de representar a possibilidade de salvação da humanidade, em caso de um conflito nuclear. Daí que o estilo da nave e dos equipamentos, além do vestuário dos personagens, refletem os daquela época. A história começa no período atual, quando a tripulação já viaja há 51 anos e explora principalmente o lado psicológico dos personagens, especialmente as crianças, obrigadas a viver suas vidas a bordo de uma nave em meio ao espaço. O nome mais conhecido do elenco é o da bela Tricia Helfer, que foi a cylon Number Six em Battlestar Galactica. Ascension está sendo exibida no SyFy entre 15 e 17 de dezembro e ainda não há notícias sobre sua apresentação no Brasil.

Visite o site oficial de Ascension

Confira um trailer de Ascension

O elenco fala sobre a minissérie neste vídeo

Concepções artísticas de futuras naves intererstelares

Vídeo mostrando testes do Projeto Orion nos anos 60

Viajando para as estrelas com um buraco negro

Nave Voyager 1 saiu do Sistema Solar

Poderia um buraco no espaço salvar o homem da extinção?

Velocidade de dobra é possível

Saiba mais:

Livro: Dossiê Cometa

DVD: Buscando Vida Fora da Terra

crédito: Revista UFO
Buscando Vida Fora da Terra
Buscando Vida Fora da Terra

Enquanto cientistas de diversas áreas buscam respostas para a origem e o futuro da humanidade terrestre, a exobiologia vasculha vastas regiões do universo à procura de outras formas de vida. Com exuberantes imagens obtidas pela NASA e usando avançados recursos de computação gráfica, este documentário mostra como seriam as espécies que encontraremos no espaço e deixa claro que esta é apenas uma questão de tempo.

Já está no ar a Edição 36 da Revista UFO. Aproveite!

Setembro de 2005

Ficção Científica e Ufologia: até que ponto uma influencia a outra?

UPDATED CACHE