NOTÍCIA

Michio Kaku afirma que faremos contato com alienígenas neste século

Por Equipe UFO | 28 de Fevereiro de 2018

Michio Kaku há muitos anos é um dos maiores defensores das pesquisas sobre vida extraterrestre
Créditos: Arquivo

Michio Kaku afirma que faremos contato com alienígenas neste século

O professor Michio Kaku é físico teórico no City College de Nova York, e um dos maiores divulgadores científicos da atualidade, presença frequente em documentários e que teve sua própria série, Sci-Fi Science: Physics of the Impossible, discutindo como reproduzir as incríveis tecnologias descritas pela ficção científica. Ele tem realizado frequentes chats e conversas na plataforma Reddit, em seções que chama de Ask Me Anything (Me Pergunte Qualquer Coisa, AMA). Em uma edição recente desse evento online Kaku respondeu várias questões sobre vida extraterrestre e nossa civilização.

Também recentemente, o professor Kaku apareceu em um vídeo do canal Big Think, disponível abaixo, no qual afirmou que alienígenas suficientemente avançados para visitar a Terra ficariam pouco impressionados com nossas realizações. No bate-papo no Reddit a mesma questão foi levantada, e Kaku respondeu: "Pessoalmente penso que neste século nós faremos contato com uma civilização extraterrestre, captando suas comunicações via rádio". Ele comentou também a respeito da possibilidade cada vez maior de descobrirmos vida alienígena microbiana em algum mundo de nosso Sistema Solar, porém sem precisar quando essa descoberta sensacional poderia ocorrer.

Michio Kaku comentou ser muito improvável que sejamos a única espécie inteligente que existe, mas salientou que o Universo é um lugar inimaginavelmente grande, e as chances de suas civilizações se encontrarem é muito pequena. Portanto qualquer estimativa de quando receberemos uma mensagem dos alienígenas fica restrita à especulação, concluiu. Mesmo se finalmente conseguirmos captar um sinal, este pode provir de dezenas de anos-luz de distância, tornando qualquer conversa muito difícil. Ele defende que nossos esforços sejam empenhados em decifrar sua linguagem e entender seu nível tecnológico, além de descobrir suas intenções, qual seu avanço científico, e se são ou não agressivos. Kaku salientou que se forem avançados o suficiente já devem ter deixado para trás mazelas como sectarismo, fundamentalismo e nacionalismo, então sendo provavelmente pacíficos.

NECESSIDADE DE CORRIGIR MAZELAS E NOS TORNARMOS UMA CIVILIZAÇÃO CÓSMICA

Mas o professor alerta: "Isso não necessariamente impediria que eles nos vissem como primitivos, e talvez inconvenientes de alguma forma". Kaku falou ainda da Escala de Kardashev, proposta em 1964 pelo astrofísico russo Nikolai S. Kardashev como uma forma de classificar as civilizações no Cosmos por seu nível energético. Assim, uma civilização Tipo I consumiria toda a energia de seu planeta, Tipo II a de seu sol, e Tipo III poderia controlar a energia de sua galáxia. Michio Kaku explicou que ainda somos uma civilização Tipo O, em vias de nos tornar Tipo I nas próximas décadas, desde que consigamos resolver os problemas sectários, de fundamentalismos e nacionalismos que ainda afligem a sociedade terrestre. Kaku propõe que os seres humanos sejam aperfeiçoados com cibernética e engenharia genética, adquirindo também a capacidade de voo espacial, construção de colônias em outros mundos e até mesmo terraformá-los. Ele completa: "Conseguiremos tudo isso, se pudermos sobreviver até a transição para uma civilização Tipo I".

Confira o chat com Michio Kaku no Reddit

Michio Kaku alerta que devemos ter cuidado no contato com aliens

Civilizações alienígenas avançadas, como procurar?

Livro de Leslie Kean servirá como base para novo filme

Michio Kaku comenta possibilidade de inteligência extraterrestre em estrela

Michio Kaku afirma que podemos não ser interessantes para os alienígenas

Apresentador diz que aliens podem ter visitado a Terra e não encontrado sinal de inteligência

Trânsitos planetários podem ser formas de comunicação de civilizações extraterrestres

Saiba mais:

Livro: Guia da Tipologia Extraterrestre

crédito: Revista UFO
Guia da Tipologia Extraterrestre
Guia da Tipologia Extraterrestre

Há séculos a espécie humana assiste à chegada de estranhos seres geralmente bípedes e semelhantes a nós, que descem de curiosos veículos voadores sem rodas, asas ou qualquer indício de forma de navegação. Quase sempre estas criaturas têm formato humanoide e não raro se parecem com uma pessoa comum, mas com um problema: elas não são daqui, não são da Terra. O que pouca gente sabe é que existem dezenas de tipos deles vindo até nós, alguns com o curioso aspecto de robôs, outros se assemelhando a animais e há até os que se parecem muito com entidades do nosso folclore. O Guia da Tipologia Extraterrestre faz uma ampla catalogação de todos os tipos de entidades já relatadas, classificando-as conforme sua aparência e características físicas diante de suas testemunhas, resultando num esforço inédito para se entender quem são nossos visitantes.

DVD: Buscando Vida Fora da Terra

Compartilhe essa notícia:

Saiba mais sobre este assunto na edição 217 da revista

Comentários