DESTAQUE

Meteorito reacende debate sobre vida em Marte

Por
20 de Abril de 2019
Meteorito ALH-A77005
Créditos: Gyollai

Um estudo publicado por pesquisadores da Hungria afirma ter identificado um meteorito marciano com possíveis evidências de vida bacteriana primitiva. O material foi encontrado no fim da década de 1970 na região da Antártida e pode dar início a um longo e amplo debate quanto à existência de organismos vivos em outras planetas. E não é a primeira vez que essa discussão vem à tona.

Há mais de 20 anos, o então presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, sugeriu que a NASA teria encontrado um meteorito que poderia conter fósseis orgânicos. Naquele discurso, Clinton acendeu uma grande polêmica no universo científico: e hoje, o ALH-A77005 chega para assumir o protagonismo neste debate.

 

Estrutura interna do famoso meteorito de Marte conhecido como Allan Hills 84001 anunciado por Clinton (NASA)

 

A equipe teve auxílio da microscopia óptica e da datação de isótopos de carbono para chegar a uma conclusão extraordinária: bactérias marcianas podem ter vivido neste meteorito – um sinal de que a vida, mesmo em sua forma mais microscópica, pode ter sido uma realidade no planeta vermelho. Desta forma, voltamos a um debate em que a própria NASA não tem uma definição.

 

 

De fato, a NASA continua estudando se o planeta vizinho teria capacidade de comportar vida microbiana há muito, muito tempo. O problema é que, por mais que estes resíduos na rocha possam parecer bactérias, é igualmente possível que eles não tenham vida – e prová-lo é extremamente difícil, se não impossível (ao menos atualmente). Essa é a razão pela qual a comunidade científica se dividiu neste tema, sendo muitos os que alertam que a mera presença de estruturas com formato de bactérias não é suficiente para comprovar a vida.

Este estudo foi publicado em Open Astronomy.

Fonte: Sciencealert

 

Conheça o  Curso Portais Dimensionais, Universos Paralelos e Extraterrestres

www.portaisdimensionais.com.br

Veja Mais:

Documentário 'Apollo: Missões à Lua' traz áudio inédito

Pesquisadores conseguem controlar a velocidade da luz enviando-a para trás

UFOs podem ser máquinas do tempo vindas do futuro?

Agora você vai entender a Física Quântica e sua relação com os UFOs

O futuro da humanidade por Michio Kaku

Veja a primeira imagem real de um buraco negro na história

Há 40 anos em busca da resposta: existem seres extraterrestres?

Já está no ar a Edição 267 da Revista UFO. Aproveite!

Abril de 2019

Um metal extraterrestre