DESTAQUE

Maior eclipse lunar do século: transmissão ao vivo da NASA nesta sexta-feira, 27

Por
27 de Julho de 2018
Eclipse lunar de 2014 deixou a lua 'laranja'
Créditos: BBC News Brasil
O eclipse mais longo do século acontece nesta sexta-feira, 27 e será possível acompanhar do Brasil. Serão quase 4 horas de umbra, quando a Terra, Sol e o satélite estão alinhados, mas com o planeta "no meio" criando uma sombra. Poderá ser melhor visto da África e Europa. Já no Brasil, a melhor capital para ver será Recife, de acordo com o astrofísico Gustavo Rojas da Sociedade Astronômica Brasileira.
A lua nasce próximo às 17h no Brasil, sendo que a fase total do eclipse termina depois das 18hs (quando a lua está inteira dentro da sombra). A parcial termina às 19h19. O eclipse começa um pouco antes, mas a lua não vai ter nascido na maior parte do Brasil. O segundo eclipse lunar total de 2018 será visível, total ou parcialmente em na Austrália, Ásia, África, Europa e América do Sul. Quem estiver nos Estados Unidos, no Canadá, Groenlândia, México e a maioria das áreas da América Central não verá nenhuma fase deste eclipse.
A melhor saída para prestigiar o fenômeno é ir para um lugar aberto e o mais perto da costa do Brasil possível. No eclipse da lua, ao contrário da versão solar, não é necessário um óculos especial para observação. Vale conseguir um binóculo ou uma luneta. Outro detalhe: a lua será de sangue também – quando adquire um tom laranja-avermelhado – mas veremos muito pouco, já que fica mais visível na fase total. 

Como observar um eclipse lunar total:

Fonte: NASA e Sociedade Astronômica Brasileira

Saiba mais:

Descobertas doze novas luas de Júpiter

Livro: Dossiê Cometa

DVD: Planetas Alienígenas

Já está no ar a Edição 259 da Revista UFO. Aproveite!

Julho de 2018

A desconcertante casuística polonesa

UPDATED CACHE