DESTAQUE

Livros de ficção podem conter autênticos fatos ufológicos

Por
29 de Maio de 2018
As páginas de certos romances podem conter fatos concretos sobre casos ufológicos
Créditos: Arquivo

A ficção, como tem sido evidente em variadas mídias, sempre se aproveitou de fatos reais para acrescentar credibilidade e elementos de mistério a suas histórias. A ficção científica e a Ufologia há muito tempo andam de mãos dadas, e o maior exemplo de sucesso dessa parceria tem sido o seriado Arquivo-X. Até mesmo aqui no Brasil a ficção científica com base ufológica tem sido recorrente em nossa literatura, obtendo bons resultados e apresentando histórias instigantes (confira nos links abaixo). Porém, há certas obras que, analisadas mais detidamente, mostram não somente inspiração em fatos reais, mas podem em suas tramas estar na verdade revelando informações preciosas a respeito de eventos que realmente aconteceram.

Um exemplo pode ser The Flying Saucer, livro publicado por Bernard Newman em 1948. Newman foi durante certo tempo funcionário governamental, e escreveu uma história cujo maior destaque eram três incidentes envolvendo quedas de UFOs. Um aconteceu no Novo México, outro na Rússia, e um terceiro na Grã-Bretanha. Contudo a trama logo revela que na verdade as ocorrências foram provocadas por um grupo secreto de cientistas, que pretendiam encenar uma falsa ameaça alienígena a fim de conseguir que as nações da Terra se unissem contra um inimigo comum. Vale lembrar que tal enredo encontra grande similaridades com o episódio The Architects of Fear da série The Outer Limits, que por sua vez teria inspirado a elaboração da clássica história em quadrinhos Watchmen. Além disso é evidente também a semelhança com o famoso discurso do presidente norte-americano Ronald Reagan na ONU.

Ralph Noyes publicou em 1986 o romance A Secret Property. Especialistas tais como Nick Redfern são unânimes em afirmar que Noyes tirou inspiração do Caso da Floresta de Rendlesham, acontecido na Inglaterra em 1980, e vale lembrar que o Ralph Noyes investigou relatos ufológicos para o Ministério do Ar Britânico, e depois para o Ministério da Defesa (MoD), levando muitos pesquisadores a afirmar que o autor revela em seu livro uma versão romantizada do que aconteceu em Rendlesham. Porém, para Redfern, o livro mais interessante envolvendo UFOs e que, apesar de anunciado como ficção, pode conter fatos autênticos, é The Ogden Enigma. Publicado em 1980 pela Playboy Press, a história foi escrita por Gene Snyder e narra a queda de um objeto desconhecido em Ogden, estado norte-americano de Utah, em 1950. O objeto é recolhido pelos militares e guardado em um hangar ultrassecreto por três décadas. A história gira em torno de dois questionamentos, se o objeto estranho é um veículo avançado russo, ou então uma nave alienígena.

MISTÉRIOS EXPLORADOS E POSSIVELMENTE REVELADOS PELA FICÇÃO

crédito: Playboy Press
The Ogden Enigma
The Ogden Enigma

A trama apresenta várias reviravoltas e apresenta profundas questões, e o próprio Snyder teria afirmado que não se trata somente de ficção, alegando ter obtido informações sobre um incidente real acontecido no lugar que descreve, e fornecidas a ele por um informante apelidado de Charlie. Essa fonte teria dito que o objeto estranho teria sido trazido a um hangar de uma base do Exército norte-americano nas proximidades de Ogden, em junho de 1950. Militares da Força Aérea vieram com um caminhão, cuja carga estava coberta por uma lona, e quando estavam no interior do hangar finalmente descarregaram seu conteúdo. Nos dias seguintes reforços na segurança do local incluíram cercas eletrificadas, cães de guarda e espaço aéreo restrito. Pessoal da Força Aérea manteria o hangar sob vigilância, mesmo sendo uma base do Exército. Gene Snyder afirma que seu informante Charlie lhe disse que, no espaço de um ano, todos os cinco militares que trouxeram o objeto morreram de forma que a fonte não descreveu. O autor ainda afirma: "Na nota que me mandou ele disse vagamente que retornaria e me contaria mais. Ele nunca fez isso. Tentei por todas as formas entrar em contato, mas não consegui, e nunca mais vi Charlie". É possível, termina Nick Redfern em sua análise, que uma pesquisa a respeito de um incidente com um UFO em Utah em 1950 possa render frutos.

Confira o episódio The Architects of Fear legendado

Saiba mais sobre a HQ Watchmen

A Ficção Científica Brasileira e a Ufologia

Famoso filme dos anos 50 foi baseado em pesquisas ufológicas

Estranhos encontros em livrarias desafiam a compreensão

Sumiço de documentos comprova acobertamento do caso da Floresta de Rendlesham

Saiba mais:

Livro: MIB: Os Verdadeiros Homens de Preto

crédito: Revista UFO
MIB: Os Verdadeiros Homens de Preto
MIB: Os Verdadeiros Homens de Preto

Há um mistério que acompanha a Ufologia desde o início da Era Moderna dos Discos Voadores, em 1947, e que ainda resta ser decifrado. São os chamados homens de preto, também conhecidos como MIBs, do inglês men in black. Eles vêm há décadas surgindo em cenários de ocorrências ufológicas, muitas vezes apenas observando e noutras abordando com energia tanto testemunhas quanto pesquisadores destes fatos. MIB: Os Verdadeiros Homens de Preto disseca o assunto como nenhuma obra antes, e o faz sob o comando de um dos maiores especialistas no tema em todo o mundo, o ufólogo inglês naturalizado norte-americano Nick Redfern.

DVD: A Política de Acobertamento

Já está no ar a Edição 257 da Revista UFO. Aproveite!

Abril de 2018

Nos limites da existência